PROJETO JOVEM PROFISSIONAL FEEVALE: UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS NA WEB COMO ESTÍMULO À INTERAÇÃO E AO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.163Resumen
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a utilização de redes sociais na comunicação mediada por computador por uma turma de alunos que estão sendo capacitados para o mercado de trabalho, através do projeto Jovem Profissional Feevale. Os participantes são jovens entre 15 e 21 anos, provenientes de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social e estudantes do Ensino Médio de três escolas públicas do município de Campo Bom/RS. A turma, composta por 20 alunos, iniciou as atividades conhecendo os recursos básicos do computador e pacotes de aplicativos para escritório, evoluindo para a utilização da Internet. Com o decorrer do curso, incrementou-se o aspecto interacionista através da utilização de ferramentas da web 2.0, mais especificamente, ferramentas presentes em redes sociais na Internet, adotadas como estímulo à interação entre os participantes do projeto e servindo de apoio ao aprendizado e à aquisição do conhecimento. O período de observação das atividades da turma foi de 40 dias e os resultados obtidos sinalizaram no sentido de que a utilização das ferramentas interativas presentes em redes sociais podem ser utilizadas com dois enfoques principais: a) na socialização dos jovens, mais notadamente em relação àqueles de comportamento mais introspectivo, aos quais a virtualização permitiu maior liberdade de expressão e b) na aquisição de habilidades e competências técnicas úteis quando do ingresso no mercado de trabalho, como a correta utilização do computador, a troca de informações no trabalho em equipe e rápida adaptação ao manuseio de diferentes softwares. Finalizamos considerando que houve indicativos de que o uso de redes sociais e de blogs favoreceu a interação desse grupo de estudantes, significando a possibilidade de que essas habilidades se estendam à sua futura área profissional, favorecendo o desempenho social e técnico desses jovens, quando do ingresso no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Redes Sociais. Interação. Tecnologia. Capacitação Profissional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.