DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS E URINÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1545Resumen
RESUMO:
O estudo aborda a temática estomias com o intuito de propor intervenções na assistência à pessoa estomizada por meio de um curso da modalidade MOOC. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, uma de investigação e a outra de interferência. A primeira etapa utilizou o método quali-quantitativo com uma amostra de 24 profissionais da área da saúde a qual verificou o conhecimento desses profissionais sobre a problemática estomias como também, verificou as principais dificuldades enfrentadas no manejo com estomias. A segunda etapa foi o desenvolvimento de um curso MOOC a partir das informações coletadas na fase de investigação. Dessa forma, estabeleceram-se os conteúdos do curso, tais como: estomias intestinais e urinárias, equipamentos coletores e cuidados com a pessoa estomizada. O curso chamado MOOC Estomia de A a Z teve como objetivo habilitar o interessado para uma assistência efetiva e de qualidade à pessoa com estomia, tendo como público-alvo todos os interessados na temática. O MOOC foi construído a partir da ferramenta Wordpress, utilizando-se como base o modelo MOOC Híbrido e o design instrucional fixo. Acredita-se que a adoção do MOOC Estomia de A a Z poderá impactar positivamente no ensino e na prática, pois estimula o conhecimento e o aprendizado dos profissionais da área de saúde.
Palavras-chave: Massive Open Online Course. Estomia. Ensino.
Citas
ARDIGO, Fabíola Santos; AMANTE, Lúcia Nazareth. Conhecimento do profissional acerca do cuidado de enfermagem à pessoa com estomia intestinal e família. Rev. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 22, n.4, p. 1064-7, 2013. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n4/24.pdf>.
BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Saúde suplementar ofertará bolsa para ostomizado. 2012a. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/noticias-anteriores-agencia-saude/3021-saude-suplementar-ofertara-bolsa-para-ostomizado>.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde suplementar. 2012b. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2012/12/planos-de-saude-fornecerao-bolsas-coletoras-para-ostomizados >.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
INCA – Instituto Nacional de Câncer; Ministério da Saúde. Controle do câncer de mama: Incidência para ano de 2016. Rio de Janeiro (Brasil). 2016. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/sintese-de-resultados-comentarios.asp>.
LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22, n. 140, p. 5-55, 1932. Disponível em: <http://www.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf>.
MATTAR, João. Web 2.0 e as redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MORAES, Juliano Teixeira; SANTOS, Carolina Fernandes; BORGES, Eline Lima. Da formação à prática: a percepção de supervisores de enfermagem sobre os cuidados em estomias. Rev enferm UERJ, v.24, n. 2, e14733. 2016. Disponível em: < http://www.facenf.uerj.br/v24n2/v24n2a14.pdf>.
PAULA, Maria Angela Boccara de; PAULA, Pedro Roberto de; CESARETTI, Isabel Umbelina Ribeiro. Estomaterapia em foco e o cuidado especializado. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2014.
READ, Timothy; COVADONGA, Rodrigo. Toward a Quality Model for UNED MOOCs. ELearning Papers, n. 37, p. 42-49, mar. 2014.
SILVA, Siony da. MOOC como ambiente de aprendizagem? Sinergia. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 121-125, abr./jun. 2014.
SANTOS, Vera Lúcia Conceição Gouveia; CESARETTI, Isabel Umbelina Ribeiro. Assistência em estomaterapia: cuidado de pessoas com estomia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
VARGO, John; NESBIT, John. C.; BELFER, Karen; ARCHAMBAULT, Anne. Learning object evaluation: computer mediated collaboration and inter-rater reliability. International Journal of Computers and Applications, n. 25 (3), p. 198-205, 2003.
ZANDONAI, Alexandra Paola; SONOBE, Helena Megumi; SAWADA, Namie Okino. Os fatores de riscos alimentares para câncer colorretal relacionado ao consumo de carnes. Rev Esc Enferm USP, v. 46, n. 1, p. 234-239, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/v46n1a31.pdf>.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.