POTENCIAL EDUCATIVO DO RÁDIO E DA COMUNICAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.152Resumen
O presente trabalho traz uma discussão sobre os potenciais educativos do rádio e da comunicação, através do relato da experiência de formação em comunicação popular realizada pela organização não governamental Catavento Comunicação e Educação, em parceria com o Projeto do Governo Federal Dom Hélder Câmara, com doze jovens de assentamentos rurais do município de Quixeramobim, Sertão Central cearense. A partir da compreensão de que tal potencial só se concretiza se houver interação entre educação e comunicação, refletiremos sobre como se dão as inter-relações entre esses dois campos de conhecimento, presentes nos cotidianos sociais. Por fim, analisaremos como essa experiência de formação em comunicação popular contribuiu para fomentar a consciência crítica dos envolvidos, na busca por mudanças sociais, tornando-se, portanto, um importante instrumento educativo.
Palavras-chave: Educomunicação. Comunicação Popular. Rádio.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.