POTENCIAL EDUCATIVO DO RÁDIO E DA COMUNICAÇÃO POPULAR

Autores/as

  • Klycia Fontenele Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.152

Resumen

O presente trabalho traz uma discussão sobre os potenciais educativos do rádio e da comunicação, através do relato da experiência de formação em comunicação popular realizada pela organização não governamental Catavento Comunicação e Educação, em parceria com o Projeto do Governo Federal Dom Hélder Câmara, com doze jovens de assentamentos rurais do município de Quixeramobim, Sertão Central cearense. A partir da compreensão de que tal potencial só se concretiza se houver interação entre educação e comunicação, refletiremos sobre como se dão as inter-relações entre esses dois campos de conhecimento, presentes nos cotidianos sociais. Por fim, analisaremos como essa experiência de formação em comunicação popular contribuiu para fomentar a consciência crítica dos envolvidos, na busca por mudanças sociais, tornando-se, portanto, um importante instrumento educativo.

Palavras-chave: Educomunicação. Comunicação Popular. Rádio.

Publicado

2010-09-02

Cómo citar

Oliveira, K. F. (2010). POTENCIAL EDUCATIVO DO RÁDIO E DA COMUNICAÇÃO POPULAR. Revista Conhecimento Online, 2, 142–160. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.152

Número

Sección

Artigos Livres