A INFLUÊNCIA DA ESCOLA DE ULM E BAUHAUS NA ESTRUTURA CURRICULAR DAS ESCOLAS

Autores/as

  • Cláudia Rafaela Basso Universidade Feevale
  • Daiana Staudt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.144

Resumen

A instalação dos primeiros cursos de graduação em Design, no Brasil, foi um processo longo. As discussões iniciais surgiram em ambientes dedicados à arte e à arquitetura e, mesmo após o estudo e a organização de um curso próprio, houve a demora na sua implantação. É notória a influência da Escola de Ulm e da Bauhaus no ensino do Design no Brasil. A maior influência foi através da Escola de Ulm, uma vez que a estrutura curricular das primeiras escolas foi criada com base no modelo estruturado por Max Bill e alguns dos primeiros professores se graduaram lá. As influências da Bauhaus também são percebidas através de uma comparação entre os modelos curriculares brasileiros com a Escola Alemã. Essa análise comparativa entre as escolas estrangeiras e os modelos adotados nas primeiras escolas de Design, no Brasil, é a base para entender o panorama do design nacional.

Palavras-chave: Bauhaus. Escola de Ulm. Escolas de Design Brasileiras.

Publicado

2010-09-01

Cómo citar

Basso, C. R., & Staudt, D. (2010). A INFLUÊNCIA DA ESCOLA DE ULM E BAUHAUS NA ESTRUTURA CURRICULAR DAS ESCOLAS. Revista Conhecimento Online, 2, 18–31. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.144

Número

Sección

Artigos Livres