MAPA CONCEITUAL: FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROJETO TRAJETÓRIAS CRIATIVAS

Autores/as

  • Lorita Aparecida Veloso Galle Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosa Helena Jaques Alano Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1320

Palabras clave:

Projeto Trajetórias Criativas. Mapas Conceituais. Ensino. Aprendizagem.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo compreender de que modo o uso de mapas conceituais como ferramenta metodológica no Projeto Trajetórias Criativas pode potencializar o ensino e a aprendizagem. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual do município de Alvorada, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos de pesquisa foram seis professores e três estudantes do Projeto Trajetórias Criativas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas. As respostas foram analisadas a partir da análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2013). Os resultados apontam para o destaque dessa metodologia como ferramenta capaz de auxiliar o professor em sua ação pedagógica pelo fato de constituir-se em um modo de avaliação diferenciado e apresentar versatilidade em sua aplicação. Em relação ao aprendizado dos estudantes, foi possível compreender que a ferramenta é capaz de valorizar os interesses e conhecimentos que eles já possuem, ampliar o seu aprendizado em outras áreas do conhecimento, promover a parceria entre professores e estudantes, além de permitir que reflitam sobre o seu próprio aprendizado.
Palavras-chave: Projeto Trajetórias Criativas. Mapas conceituais. Ensino. Aprendizagem.

ABSTRACT
This study aims to understand how the use of Conceptual Maps as a methodological tool in the “Creative Trajectory” Project can enhance teaching and learning. The study was conducted at a state public school in the municipality of Alvorada, Rio Grande do Sul, Brazil. The research subjects were six teachers and three students of the “Creative Trajectory” Project. Data collection was done through semi-structured interviews, recorded in audio and later transcribed. The responses were analyzed with Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2013). The results point to the prominence of this methodology as a tool capable of assisting the teacher in his pedagogical action due to the fact that it constitutes a different evaluation mode and presents versatility in its application. With regard to student learning, it was possible to understand that the tool is able to value the interests and knowledge they already have, to increase their learning in other areas of knowledge, to promote the partnership between teachers and students, and to allow them to think about their own learning.
Keywords: Creative Paths Project. Conceptual Maps. Teaching. Learning.

Biografía del autor/a

Lorita Aparecida Veloso Galle, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Email: loritaveloso@hotmail.com

 

Rosa Helena Jaques Alano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil).  Professora de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública municipal (Gravataí/Brasil). Email: rosaalumbra@hotmail.com

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/ Brasil). Professora titular da Faculdade de Educação de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Email: jaquelinemoll@gmail.com

Publicado

2018-07-11

Cómo citar

Galle, L. A. V., Alano, R. H. J., & Moll, J. (2018). MAPA CONCEITUAL: FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROJETO TRAJETÓRIAS CRIATIVAS. Revista Conhecimento Online, 2, 135–156. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1320

Número

Sección

Artigos Livres