MAPA CONCEITUAL: FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROJETO TRAJETÓRIAS CRIATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1320Palabras clave:
Projeto Trajetórias Criativas. Mapas Conceituais. Ensino. Aprendizagem.Resumen
O presente estudo tem como objetivo compreender de que modo o uso de mapas conceituais como ferramenta metodológica no Projeto Trajetórias Criativas pode potencializar o ensino e a aprendizagem. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual do município de Alvorada, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos de pesquisa foram seis professores e três estudantes do Projeto Trajetórias Criativas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas. As respostas foram analisadas a partir da análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2013). Os resultados apontam para o destaque dessa metodologia como ferramenta capaz de auxiliar o professor em sua ação pedagógica pelo fato de constituir-se em um modo de avaliação diferenciado e apresentar versatilidade em sua aplicação. Em relação ao aprendizado dos estudantes, foi possível compreender que a ferramenta é capaz de valorizar os interesses e conhecimentos que eles já possuem, ampliar o seu aprendizado em outras áreas do conhecimento, promover a parceria entre professores e estudantes, além de permitir que reflitam sobre o seu próprio aprendizado.
Palavras-chave: Projeto Trajetórias Criativas. Mapas conceituais. Ensino. Aprendizagem.
ABSTRACT
This study aims to understand how the use of Conceptual Maps as a methodological tool in the “Creative Trajectory” Project can enhance teaching and learning. The study was conducted at a state public school in the municipality of Alvorada, Rio Grande do Sul, Brazil. The research subjects were six teachers and three students of the “Creative Trajectory” Project. Data collection was done through semi-structured interviews, recorded in audio and later transcribed. The responses were analyzed with Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2013). The results point to the prominence of this methodology as a tool capable of assisting the teacher in his pedagogical action due to the fact that it constitutes a different evaluation mode and presents versatility in its application. With regard to student learning, it was possible to understand that the tool is able to value the interests and knowledge they already have, to increase their learning in other areas of knowledge, to promote the partnership between teachers and students, and to allow them to think about their own learning.
Keywords: Creative Paths Project. Conceptual Maps. Teaching. Learning.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.