OS CLUBES-EMPRESA DA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2008 E AS RELAÇÕES COM SEUS GRUPOS DE INTERESSE

Autores/as

  • José Carlos Marques Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Átila Benevides Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carlos Eduardo Brandão Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lucas Renato Rossi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Felipe Simi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rafael Zito Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Thiago O. Fagnani Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.126

Resumen

Este trabalho aborda, a partir da técnica observacional de pesquisa etnográfica, os seis clubes-empresa que disputaram a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Futebol Profissional em 2008 e as relações estabelecidas com seus respectivos stakeholders (grupos de interesse). O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão crítica sobre o modelo administrativo empresarial aplicado em cada uma das agremiações analisadas. O trabalho busca analisar as particularidades da Segunda Divisão paulista (a qual corresponde, na verdade, à quarta divisão), que possuía, em 2008, mais clubes-empresa do que no Campeonato Brasileiro da primeira divisão do mesmo ano.

Palavras-chave: Clube-empresa. Grupos de Interesse. Futebol Paulista.

Publicado

2009-09-28

Cómo citar

Marques, J. C., Benevides, Átila, Brandão, C. E., Rossi, L. R., Simi, L. F., Zito, R., & Fagnani, T. O. (2009). OS CLUBES-EMPRESA DA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2008 E AS RELAÇÕES COM SEUS GRUPOS DE INTERESSE. Revista Conhecimento Online, 1, 105–119. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.126

Número

Sección

Artigos Livres