LABORATÓRIO DE APERFEIÇOAMENTO DA PRONÚNCIA: CANTO CORAL EM LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS PARA FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Authors

  • Vanessa Oliveira Universidade Feevale
  • Denise Blanco Sant'Anna Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.490

Abstract

Este artigo apresenta reflexões sobre uma proposta de “Laboratório de Aperfeiçoamento da Pronúncia”, um espaço criado para atender cantores do Movimento Coral Feevale que apresentavam dificuldades na emissão vocal e na pronúncia de canções na língua inglesa. As atividades propostas buscaram dar suporte aos coralistas quanto à pronúncia das canções que integravam o repertório dos grupos. Para a montagem das estratégias de ensino partimos de algumas prováveis dificuldades de pronúncia que são levantadas a partir de estudos da aquisição de língua inglesa por falantes do português brasileiro. Observamos durante as atividades propostas, nos ensaios do coro, e na performance do grupo que nem todas as predições de dificuldades na fala ocorreram de fato no cantar, bem como nem todas as dificuldades do cantar foram encontradas no falar. Essas diferenças suscitam novas reflexões e estudos sobre a pronúncia da língua inglesa na voz cantada.

Palavras-chave:  Fonética. Língua Inglesa. Pronúncia. Canto.

 

 

ABSTRACT

This paper presents reflections about the “Pronunciation Improvement Laboratory” proposal, a space created to attend the Feevale University’s Choir Movement singers who were finding difficult to vocalize and pronounce songs in English. The proposed activities were seeking to support the choristers in the pronunciation of the songs that composed the groups’ repertoire. In order to assemble the teaching strategies, we started from some probable difficulties on pronunciation that were raised from English language acquisition by Brazilian Portuguese speakers studies. We observed during the proposed activities, during the choir rehearsals and on the group performance as well that not all predictions of speech difficulties have actually occurred while singing, nor did all singing difficulties were found in speaking. These differences give rise to new reflections and studies about pronunciation in English while singing.

Keywords:  Phonetics. English Language. Pronunciation. Singing. 

References

CRITÓFARO, Thaïs. Pronúncia do Inglês: para falantes do português brasileiro. Rio de Janeiro: Contexto, 2015.

FERNANDEZ, Ângelo José; KAYAMA, Adriana Giarola; ÖSTERGREN, Eduardo Augusto. A prática coral na atualidade: sonoridade, interpretação e técnica vocal. Revista Música Hodie, online, v. 6, nº 1, p. 51-74, 2006. Disponível em: <http://www.musicahodie.mus.br/6_1/musica_hodie_6_1_artigo_4.pdf>. Acesso em: 15 de agosto de 2016.

FREITAS, Luciano. Canto coral: propostas para dicção da língua inglesa americana. 2012. 37f. Monografia (Bacharel), Curso de Bacharel em Música com Habilitação em Regência, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/m0Ggco> Acesso em: 15 de agosto de 2016.

KELLY, Gerald. How to teach pronunciation. 12ª ed. England: Pearson, 2010.

SCHUMACHER, Cristina; ZANETTINI, Martha; WHITE, Phillip. Guia de Pronúncia do Inglês para Brasileiros. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

SCHÜTZ, Ricardo. Os fonemas Vogais do inglês e do português. Online: English Made in Brazil, 28 de maio de 2008. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-voga.html>. Acesso em: 20 de agosto de 2016.

Published

2017-03-29

How to Cite

Oliveira, V., & Blanco Sant’Anna, D. (2017). LABORATÓRIO DE APERFEIÇOAMENTO DA PRONÚNCIA: CANTO CORAL EM LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS PARA FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Revista Conhecimento Online, 1, 77–88. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.490

Issue

Section

Artigos Livres