PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA

Authors

  • Diana Celina Puffal Universidade Feevale
  • Raquel Maria Rossi Wosiack Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.245

Abstract

Os projetos de extensão da Universidade Feevale, através de suas ações, possibilitam uma proposta de inclusão social. A Arteterapia constitui-se em uma das ações desses projetos e objetiva: melhoria das relações socioafetivas, evolução do nível de criatividade e desenvolvimento da resiliência. Para tanto, foram desenvolvidas atividades expressivas em encontros semanais, nos diversos grupos que acompanhei como bolsista e estagiária. A metodologia utilizada foi qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa-intervenção que aponta que a produção do conhecimento tem um caráter interativo e a significação da singularidade pode ser considerada como nível legítimo da produção de conhecimento. Participaram desse estudo grupos de pessoas de diversos setores da comunidade, entre eles, usuários da Saúde Mental, grupo de terceira idade, crianças e adolescentes em situação de risco; todos participantes de dois projetos de extensão da Universidade Feevale. Neste trabalho, analiso alguns casos que me auxiliaram a buscar esclarecimentos, para melhor lidar com essas pessoas tão diferentes umas das outras e em tão semelhante sofrimento: a exclusão social. Através dos trabalhos arteterapêuticos desenvolvidos, constatou-se que os participantes iniciaram seus processos de autoexpressão, autoconhecimento e participação social. Conclui-se que a Arteterapia é um meio eficiente para o desenvolvimento da resiliência e, consequentemente, da inclusão social.
Palavras-chave: Arteterapia. Inclusão social. Projetos de extensão. Resiliência.

Published

2013-04-15

How to Cite

Puffal, D. C., & Wosiack, R. M. R. (2013). PROJETOS DE EXTENSÃO COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA – UMA EXPERIÊNCIA EM ARTETERAPIA. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.245

Issue

Section

Artigos Livres