PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME METABÓLICA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E METABÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.242Abstract
A Síndrome Metabólica (SM) é uma epidemia associada à alta morbi-mortalidade cardiovascular e ao elevado custo socioeconômico, o que a torna um problema de saúde pública em todo o mundo. Este trabalho consiste em um estudo observacional descritivo, com amostra consecutiva composta por pacientes com diagnóstico de SM participantes de um Projeto de Extensão em Reabilitação Cardiovascular e Metabólica (PERCVM) da Universidade Feevale, que teve como objetivo verificar o perfil clínico de pacientes portadores de SM. Para a coleta de dados, foi utilizada uma ficha de avaliação composta pelas variáveis: idade, sexo, distância percorrida no teste da caminhada de seis minutos, valores da pressão inspiratória máxima e da pressão expiratória máxima obtidas através de um manovacuômetro e frequência cardíaca máxima do teste ergométrico. A amostra foi composta por cinco pacientes, sendo quatro (80%) do sexo feminino. Todos os participantes apresentaram as características clínicas de SM, tendo como prevalência os critérios de obesidade central, hipertensão arterial sistêmica e níveis de HDL-colesterol baixo.Palavras-chave: Síndrome metabólica. Fatores de risco cardiovascular. Exercício.
Downloads
Published
2013-04-15
How to Cite
Borsoi, F., Miyabe, T. S., Brambatti, K. R., Sperb, P. R., Saraiva, C. A. de S., Costa, C. C. da, Moussalle, L. D., Winter, C. D., & Kessler, A. (2013). PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME METABÓLICA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E METABÓLICA. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.242
Issue
Section
Artigos Livres
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.