A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.217Abstract
As novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.
Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.