PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA

Authors

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR
  • Antonio Lemes Guerra Junior UNOPAR
  • Ednéia de Cássia Santos Pinho UNOPAR
  • Idelma Maria Nunes Porto UNOPAR-ANHANGUERA
  • Juliana Fogaça Sanches Simm UNOPAR
  • Maria Gorett Freire Vitiello UNOPAR/PPGENS/CAPES

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1592

Keywords:

Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.

Abstract

Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.
Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.

ABSTRACT
This work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology.
Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching.

Author Biographies

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar", "Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola" (UNOPAR-FUNADESP) e ?A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino" (UNOPAR-CNPq).

Antonio Lemes Guerra Junior, UNOPAR

Doutor em Estudos da Linguagem (2015), Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e Graduado em Letras Anglo-portuguesas (2008), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é Professor Titular (nível I) na Unopar, atuando também como professor da educação básica, na rede privada de ensino. Desenvolveu estudos acerca dos processos de marginalização da publicidade, com ênfase na efetividade argumentativa de manifestações publicitárias que circulam à margem das grandes mídias. Além disso, tem interesse nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia, participando de projetos de pesquisa relacionados à área.

Ednéia de Cássia Santos Pinho, UNOPAR

Atualmente, é aluna regular do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, em nível de Doutorado, na Universidade Estadual de Londrina. É Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e cursou a graduação em Letras Português-Espanhol (2006), ambos pela mesma instituição. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras (2008) e em Língua Portuguesa (2009). Atua como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e como professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Idelma Maria Nunes Porto, UNOPAR-ANHANGUERA

É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com graduação em Letras (2002) e em Relações Públicas (1995) pela mesma universidade. Atua como Coordenadora do Curso de Letras, da modalidade a distância da UNOPAR.

Juliana Fogaça Sanches Simm, UNOPAR

Doutora em Estudos da Linguagem (2017), Mestre em Estudos da Linguagem (2009), Especialista em Língua Portuguesa (2003) e Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (2002), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é professora adjunta na Unopar, atuando também como professora da educação básica, na rede estadual de ensino. Desenvolve estudos na área das Tradições Discursivas e da Variação Linguística, além de se interessar nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia, participando de projetos de pesquisa relacionados a essas áreas.

Maria Gorett Freire Vitiello, UNOPAR/PPGENS/CAPES

Mestranda no Programa de Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Pós-graduada (Lato Sensu) em Direito de Família à Luz da Responsabilidade Civil pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2011). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Pesquisadora em Projetos de Pesquisa/Extensão no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina - UEL. (Segmento: Violência Contra a Criança e o Adolescente/Políticas Sociais).

 

Published

2019-05-28

How to Cite

Nantes, E. A. S., Guerra Junior, A. L., Pinho, E. de C. S., Porto, I. M. N., Simm, J. F. S., & Vitiello, M. G. F. (2019). PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA. Revista Conhecimento Online, 2, 149–170. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1592

Issue

Section

Artigos Livres