PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.153Abstract
A Educação Ambiental é aceita, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável e, por esse motivo, é imprescindível a inserção de um projeto em que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais, comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. O presente trabalho teve como objetivo discutir conceitos básicos sobre lixo, reciclagem e meio ambiente, visando a dar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes no meio ambiente. A metodologia aplicada foi quantitativa, com a aplicação de questionários em turmas de 6ª, 7ª e 8ª série, em escola municipal de ensino fundamental, em Bagé/RS. Os resultados mostram que os alunos possuem pouca noção sobre o impacto que o lixo causa no meio, quando este é jogado na natureza. Foram considerados bons resultados obtidos quanto ao tipo de lixo que pode ser reciclado e a prática incorreta de queimar o lixo. Podemos concluir que houve uma conscientização dos alunos sobre o meio ambiente, que devemos deste já preservar para as gerações futuras. Sabemos que as mudanças de valores ocorrem lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Reciclagem. Conscientização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.