A EDUCAÇÃO NA ALEMANHA DURANTE O TERCEIRO REICH E SEU PAPEL NA DOUTRINAÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS

Autores

  • Gabriele Alves Vicente Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Marcos Antônio Witt Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1179

Resumo

O presente trabalho analisa as modificações instauradas no sistema educacional alemão regular e extracurricular durante o período correspondente ao Terceiro Reich (1933-1945) e sua influência na formação das crianças e jovens. O objetivo constitui-se em ressaltar a educação escolar como um dos meios utilizados pelo partido nazista para propagar sua ideologia sobre a juventude, destacando as transformações ocorridas dentro do currículo escolar regular. E, ainda, o empenho por parte do partido no que diz respeito ao incentivo da continuidade dos ensinos ideológicos nazistas em atividades extracurriculares como a Organização denominada Juventude Hitlerista, em alemão – Hitlerjugend. Essa Organização visava aprofundar ainda mais na mente dos jovens todas as ideias centrais do nazismo com o intuito de que essa geração mais nova se submetesse fielmente ao seu Führer. A metodologia empregada para a realização desta análise baseou-se principalmente em duas obras, que são: Juventude Hitlerista: mocidade traída, lançado em 1973 por H. W Koch e Juventude Hitlerista: a história dos meninos e meninas nazistas e daqueles que resistiram, publicado em 2006, por Susan Campbell Bartoletti. Com essa análise, torna-se possível compreender, na medida do possível, o por que naquele momento específico, grande parte da juventude alemã aceitou e apoiou a construção da identidade da nação almejada e idealizada por Adolf Hitler e o nacional-socialismo.

Palavras-chave: Nazismo. Educação. Doutrinação. Juventude Hitlerista.

 

ABSTRACT

The present work analyzes the changes established in the German regular and extracurricular educational system during the period corresponding to the Third Reich (1933-1945) and its influence on the education of children and young people. The objective is to emphasize school education as one of the means used by the Nazi party to propagate its ideology under youth, highlighting the transformations which had occurred within the regular school curriculum. And its commitment to ensure continuity in the Nazi ideological teachings in extracurricular activities like the Organization called Hitler Youth, in German – Hitlerjugend. This organization aimed to intensify in the minds of young people all the central ideas of Nazismin order that younger generation would submit faithfully to their Führer. The methodology employed to carry out this analysis was based mainly on two works, which are: Hitler Youth: Betrayed youth, launched in 1973 by H. W Koch and Hitler Youth: the story of Nazi boys and girls and those who resisted, published In 2006, by Susan Campbell Bartoletti. Thus, through this analysis, it is possible to understand, up to a certain point, the reasons why at that particular time, most part of the German youth accepted and supported the construction of the nation identity sought and idealized by Adolf Hitler and National Socialism.

Keywords: Nazism. Education. Indoctrination. Hitler Youth.

Biografia do Autor

Gabriele Alves Vicente, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016)

Cursando especialização em História da Arte pela Claretiano Rede de Educação

Marcos Antônio Witt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008)

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Vicente, G. A., & Witt, M. A. (2018). A EDUCAÇÃO NA ALEMANHA DURANTE O TERCEIRO REICH E SEU PAPEL NA DOUTRINAÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS. Revista Conhecimento Online, 1, 71–87. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1179

Edição

Seção

Artigos Livres