DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.

Authors

  • Laís Perpetuo Perovano Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amanda Bobbio Pontara Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1088

Abstract

Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.

Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica.

 

ABSTRACT

This work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.

Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry.

Published

2017-04-10

How to Cite

Perovano, L. P., Pontara, A. B., & Mendes, A. N. F. (2017). DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. Revista Conhecimento Online, 2, 37–50. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1088

Issue

Section

Artigos Livres