BUSCAR INFORMAÇÃO: DO RACIOCÍNIO LÓGICO ÀS BIBLIOTECAS E MECANISMOS DE BUSCA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.4248Palavras-chave:
Estratégias de busca, Lógica da pesquisa, Buscadores, Pesquisa online, Recuperação da informaçãoResumo
A lógica que fundamenta a formulação de uma pesquisa evoluiu significativamente ao longo da história, influenciada por diversas teorias filosóficas e matemáticas. Desde os métodos dialéticos de Sócrates até os algoritmos complexos dos mecanismos de busca modernos, a forma como buscamos e processamos informações passou por transformações profundas. Trata-se de um artigo teórico, de natureza qualitativa, cujo objetivo está em explorar a evolução da lógica e da pesquisa, desde os métodos filosóficos até os mecanismos modernos de busca. A habilidade de questionar define a humanidade e permitiu gerar conhecimento e desenvolvimentos tecnológicos, sociais, morais, políticos. Compreende-se que a busca por informação está pautada na lógica clássica e lógica matemática, perpassa bibliotecas e mecanismos de busca. Os mecanismos de busca nos desafiam a refletir sobre como a tecnologia molda nossa forma de pensar e buscar informações. Em tempos em que buscadores com ferramentas de inteligência artificial seguem aprimorando, é crucial questionar não apenas como pesquisamos, mas também como essas ferramentas influenciam o que encontramos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Carlos Picalho, Luciane Maria Fadel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.