A IDEOLOGIA INVISÍVEL DA TECNOLOGIA DIGITAL NA ESCOLA: O CONFRONTO DE RACIONALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.3628Palavras-chave:
Escola, Tecnologia digital, RacionalidadesResumo
A educação passa por mudanças substanciais na esteira de rápidos desenvolvimentos tecnológicos, reconfigurando as diversas esferas da organização escolar. Considerando que as tecnologias digitais são histórica e socialmente contextualizadas, politicamente moldadas e ideologicamente situadas em diferentes agendas, sustenta-se que as visões dominantes refletem uma função ideológica embasada em neutralidade: a de uma ideologia técnica invisível, cujos valores da racionalidade e da eficiência são assumidos sem discussão, comprometendo os valores de uma escola que, ao invés de emancipar, domestica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria João Carvalho, Cristina Folgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.