MÚSICA E MEMÓRIA: REVISITANDO O REPERTÓRIO MUSICAL DO CORO CANTO E VIDA. SONG AND MEMORY: REVIEWING THE REPERTOIRE OF CHOIR CANTO E VIDA

Autores

  • Giovanna Aparecida Lisboa Dai Prá Universidade Feevale
  • Denise Blanco Sant'Anna Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.306

Palavras-chave:

Canto Coral, Terceira Idade, Repertório

Resumo

Resumo:

 

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a escolha e montagem de repertório de canto coral para coros da terceira idade. O estudo foi desenvolvido com o Coro Canto e Vida do Projeto de Extensão Movimento Coral Feevale. A investigação partiu de observações dos ensaios e apresentações do grupo, fichamento de programas artísticos, organização de arquivo de partituras do projeto, revisão bibliográfica sobre esta temáticae entrevistas com integrantes do grupo. O presente estudo revela aspectos para além dos musicais e vocais relacionados ao desenvolvimento do repertório entre eles: socialização, memória, autoestima e motivação.

 

Abstract:

 

This article shows a reflection about the choice and assembly of a choral singing repertoire for third age choirs. The study was developed with the Canto e Vida choirs from the extention program Movimento Coral Feevale. The investigation started from the observations of the group's rehearsal and presentation, book report of artistic programs, file organization of the project scores, literature review about this theme and interviews with group members. This study reveals aspects beyond the musicals and vocals related to the development of the score between them are: socialization, memory, self-esteem and motivation.

Referências

ALBERTI, V. História dentro da História. In: PINSKY, C. B. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. P. 155-202.

ALMEIDA, M. C. P. O Canto coral e a terceira idade – o ensaio como momento de grandes possibilidades. Revista da ABEM. Londrina, v. 21, n. 31, jul. dez. 2013. Disponível em:<http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/77>. Acesso em 29 de julho 2015.

BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. P. 23-80.

CARMINATTI, J. KRUG; J. A prática de canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociais. Pensamiento Psicológico. Taquara, v. 7, n. 14, abr 2010. Disponível: <http://portalesn2.puj.edu.co/javevirtualoj/index.php/pensamientopsicologico/article/view/134>. Acesso em 29 de julho 2015.

FÉLIX, L. O. História e memória: A problemática da pesquisa. Passo Fundo: Ediupf, 1998.

GRÖFF, M. V. Coro Canto e Vida: um espaço de qualidade de vida, música e socialização. 2013. 60 f. Monografia (Pós-graduação) – Curso de Pós-graduação em Música: Ensino e Expressão, FEEVALE, Novo Hamburgo, 2013

GUCKERT, M. Acerca dos saberes musicais e os saberes que vão além: contribuições para o ensino-aprendizagem no canto coral. 2014. 77 f. Monografia (Pós-graduação) – Curso de Pós-graduação em Música: Ensino e Expressão, FEEVALE, Novo Hamburgo, 2014.

IGAYARA, S. C. Discutindo o Repertório Coral. In: XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e Congresso Regional da International Society for Music Education, 2007. Educação Musical na América Latina: concepções, funções e ações. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2007. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007/Data/html/pdf/art_d/Discutindo%20o%20Repertorio%20Coral.pdf>. Acesso 20 de julho de 2015.

LE GOFF, J. História e Memória II° Volume: Memória. Lisboa: Edições 70, 1977.

LUZ, M.; SILVEIRA, N. A educação musical na maturidade. In: CÔRTE, B.; MERCADANTE, E. ARCURI, I. Masculin(idade) e Velhices: entre um bom e mau

]envelhecer. São Paulo: Vetor, 2006.

MONTENEGRO, A. T. História oral e memória: A cultura popular revisitada. São Paulo: Contexto, 2001.

OLIVEIRA, C. B. N. A prática do canto coral infantil como processo de musicalização. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, UNICAMP, São Paulo, 2012.

SCHARRA, D. M. F. A voz em musicoterapia - a educação vocal na terceira idade e o processo ensino (terapia) – aprendizagem. 2002. 58 f. Monografia (Pós-graduação) – Curso de Pós-graduação em Musicoterapia, Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, 2002.

SPECHT, A. C.; SANT’ANNA, D. B. O Coro Canto e Vida: Uma ação do Projeto de Extensão Movimento Coral Feevale para a terceira idade. In: BAPTISTA, G. L.; SARAIVA, C. A. S. Arte e Cultura. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2014. p. 103-119.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Lisboa Dai Prá, G. A., & Blanco Sant’Anna, D. (2015). MÚSICA E MEMÓRIA: REVISITANDO O REPERTÓRIO MUSICAL DO CORO CANTO E VIDA. SONG AND MEMORY: REVIEWING THE REPERTOIRE OF CHOIR CANTO E VIDA. Revista Conhecimento Online, 2, 74–81. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.306

Edição

Seção

Artigos Livres