POR QUE FALAR DE EMOÇÕES EM IDADE PRÉ-ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3849Palavras-chave:
Emoções, Comentários descritivos, Incredible Years, Academias do ConhecimentoResumo
Nomear emoções é um passo desenvolvimental essencial para que as crianças em idade pré-escolar sejam capazes de se autorregular e estabelecer relações pró-sociais. Para que isso seja conseguido são essenciais ambientes de aprendizagem caracterizados por um clima emocional positivo. O programa Teacher Classroom Management da série Incredible Years dota os educadores de infância de estratégias, tais como os comentários descritivos de treino emocional, que os torna mais eficazes na promoção desses contextos de aprendizagem de qualidade para a promoção do desenvolvimento emocional das crianças. Este programa baseado na evidência foi disseminado em Portugal no âmbito do Programa Academias do Conhecimento promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Os resultados obtidos reforçam a sua efetividade na promoção do desenvolvimento de competências emocionais e sociais como a autorregulação, a obediência, relações positivas com pares e empatia, contribuindo para a importância do seu estabelecimento como uma resposta universal nos jardins de infância/escolas na procura do bem-estar e da equidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.