DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A SAÚDE COLETIVA COMO CENÁRIO DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.220Resumo
A dramatização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. O profissional de saúde com esse perfil é capaz de atuar no Sistema Único de Saúde articulado com o contexto social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a metodologia ativa de ensino-aprendizagem da dramatização nos cenários de prática da saúde coletiva nas graduações em saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória. O método de análise de dados, acompanhando o enfoque da pesquisa qualitativa, foi o de análise de conteúdo. Durante a reflexão sobre a implantação do método ativo de ensino-aprendizagem da dramatização, foi possível analisar os seguintes aspectos: estratégia da dramatização inserida no cenário da saúde coletiva; orientação discente; reorientação da formação e assistência. Concluiu-se que a estratégia de ensino da dramatização no processo de ensino-aprendizagem pontua-se como fundamental no exercício da docência, sendo uma estratégia pedagógica de suma importância no desenvolvimento de competências profissionais.
Palavras-chave: Ensino superior. Saúde coletiva. Dramatização.
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