A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Paula Bueno Universidade Feevale
  • Marcelo Iserhardt Ritzel Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.217

Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação inovam o ambiente escolar, e o computador passa a ser utilizado como uma ferramenta educacional capaz de contribuir na construção do conhecimento. Mas como o uso das tecnologias pode auxiliar em uma educação de qualidade para todos os alunos? Pensando nessa proposta, foi desenvolvido o trabalho na prática do Estágio do Curso de Licenciatura em Computação, realizado com algumas turmas do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Campo Bom. O trabalho teve como objetivo utilizar o espaço informatizado da escola para melhorar a aprendizagem dos alunos, consistindo em um estudo de caso, em que foram analisadas as atitudes dos alunos frente aos novos obstáculos, desenvolvendo um trabalho de inclusão no processo de ensino/aprendizagem. Foram elaboradas atividades que puderam ser executadas individualmente, em duplas ou grupos, proporcionando a troca de saberes entre a turma e os professores. A diversidade de softwares instalados possibilitou diversificar as aulas, tendo como objetivo aprender a utilizar os recursos computacionais em paralelo ao conteúdo da disciplina. Ao fim da prática, notou-se que a postura dos alunos mudou em relação às aulas de informática, o interesse em aprender e conhecer novas ferramentas transformou o laboratório em um ambiente de aprendizagem.
Palavras-chave: Informática. Educação. Ambiente de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Bueno, A. P., & Ritzel, M. I. (2013). A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.217

Edição

Seção

Artigos Livres