EU-CIDADÃO: INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA

Autores

  • Paulo Ricardo Oliveira Dias Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Lucas Borowski Plost Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Tânieli Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Tayla Caroline Puhl Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.200

Resumo

A falta de infraestrutura física, de computador e o custo elevado das conexões apresentam-se como importantes fatores responsáveis pelo não acesso às Tecnologias Sociais (TI´s) e à Internet das populações em desvantagens econômicas. Este apartheid digital pode ser visto e analisado sob vários aspectos, porém, a dimensão do acesso aos computadores é a primeira barreira a transpor. Possibilitar aos cidadãos excluídos agregar conhecimento e desenvolver o capital intelectual, colaborando para sua evolução social, cultural e econômica é uma das propostas e objetivos do Projeto Social Eu-Cidadão, que acredita que as novas tecnologias podem ter um grande impacto na inclusão produtiva e no combate à pobreza. O Projeto se destina aos usuários da Assistência Social indicados pela Rede Socioassistencial do município de São Leopoldo, público das escolas públicas e alunos(as) bolsistas Prouni Unisinos e dos projetos sociais da Universidade, desde que a renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos. As oficinas são construídas em conjunto com o público atendido, levando em consideração as habilidades pessoais, cognitivas, intelectuais e sociais de cada grupo para lidar com os computadores. As oficinas são divididas em grupo de até 15 usuários com encontros semanais de 2h/aula em um período de 30 encontros.
Palavras-chaves: Tecnologia. Cidadania. Inclusão.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Dias, P. R. O., Plost, L. B., Oliveira, T., & Puhl, T. C. (2014). EU-CIDADÃO: INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.200

Edição

Seção

Artigos Livres