DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS E URINÁRIAS

Autores

  • Lisiane Marcolin de Almeida UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Simone Travi Canabarro UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Helena Terezinha Hubert Silva UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1545

Resumo

RESUMO:

O estudo aborda a temática estomias com o intuito de propor intervenções na assistência à pessoa estomizada por meio de um curso da modalidade MOOC. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, uma de investigação e a outra de interferência. A primeira etapa utilizou o método quali-quantitativo com uma amostra de 24 profissionais da área da saúde a qual verificou o conhecimento desses profissionais sobre a problemática estomias como também, verificou as principais dificuldades enfrentadas no manejo com estomias. A segunda etapa foi o desenvolvimento de um curso MOOC a partir das informações coletadas na fase de investigação. Dessa forma, estabeleceram-se os conteúdos do curso, tais como: estomias intestinais e urinárias, equipamentos coletores e cuidados com a pessoa estomizada. O curso chamado MOOC Estomia de A a Z teve como objetivo habilitar o interessado para uma assistência efetiva e de qualidade à pessoa com estomia, tendo como público-alvo todos os interessados na temática. O MOOC foi construído a partir da ferramenta Wordpress, utilizando-se como base o modelo MOOC Híbrido e o design instrucional fixo. Acredita-se que a adoção do MOOC Estomia de A a Z poderá impactar positivamente no ensino e na prática, pois estimula o conhecimento e o aprendizado dos profissionais da área de saúde.

Palavras-chave: Massive Open Online Course. Estomia. Ensino.

Biografia do Autor

Lisiane Marcolin de Almeida, UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestre em Ensino na Saúde pela UFCSPA. Especialista em Estomaterapia pela Unisinos. Graduação em Enfermagem pela Universidade FEEVALE

Simone Travi Canabarro, UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

 Doutora em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança. Enfermeira e Professora Adjunta  da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. RS. Brasil.

Helena Terezinha Hubert Silva, UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Patologia Geral e Experimental. Médica e Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. RS. Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Almeida, L. M. de, Canabarro, S. T., & Silva, H. T. H. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS E URINÁRIAS. Revista Conhecimento Online, 1, 126–138. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1545

Edição

Seção

Artigos Livres