OS CLUBES-EMPRESA DA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2008 E AS RELAÇÕES COM SEUS GRUPOS DE INTERESSE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.126Resumo
Este trabalho aborda, a partir da técnica observacional de pesquisa etnográfica, os seis clubes-empresa que disputaram a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Futebol Profissional em 2008 e as relações estabelecidas com seus respectivos stakeholders (grupos de interesse). O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão crítica sobre o modelo administrativo empresarial aplicado em cada uma das agremiações analisadas. O trabalho busca analisar as particularidades da Segunda Divisão paulista (a qual corresponde, na verdade, à quarta divisão), que possuía, em 2008, mais clubes-empresa do que no Campeonato Brasileiro da primeira divisão do mesmo ano.
Palavras-chave: Clube-empresa. Grupos de Interesse. Futebol Paulista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.