ARRANJOS DE GOVERNANÇA E ATRAÇÃO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO BRASIL, FRANÇA E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v19i2.2958Palavras-chave:
Governança, Política de atração, Estudantes internacionaisResumo
O objetivo do artigo é comparar os arranjos de governança e as estratégias adotadas por França, Portugal e Brasil e verificar quais atraem mais estudantes internacionais. Dados primários e secundários foram coletados e analisados, por meio da análise de conteúdo dos documentos e da rede social, que compõem a estrutura de governança de cada país da amostra. Os resultados revelaram que a França tem a estratégia de aumentar sua participação na atração de estudantes internacionais. Portugal busca incentivar as instituições a atrair mais estudantes internacionais, para colaborar no financiamento delas e preencher as vagas ociosas, ocasionadas pelo envelhecimento da população. O Brasil não tem uma estratégia para a atração de estudantes internacionais. O estudo contribui, por intermédio da comparação da governança dos casos selecionados, para a compreensão da estratégia, do nível de coesão entre os atores e da relação entre a estratégia e a capacidade governamental para atrair estudantes internacionais.
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