CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE CORPO, NATUREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.3470Palavras-chave:
Corpo, Corporeidade, Educação Ambiental, Educação FísicaResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida para compreender concepções de professores(as) de educação física sobre corpo, natureza e educação ambiental. O número de sujeitos participantes foi de 53 professores(as) atuantes na Educação Básica no Estado do Paraná, Brasil. A escolha dos participantes ocorreu pela técnica de amostragem não probabilística, do tipo bola de neve (snowball ou snowball sapling). A coleta de dados ocorreu através da plataforma de questionários on-line Google Forms e a interpretação adotada foi a Análise de Conteúdo. As categorias para análise encontradas foram: Entendimento antropocêntrico do ser humano em relação à natureza; Concepção mecanicista de corpo e; Prática pedagógica de educação ambiental preservacionista/conservacionista. Verificou-se nos(as) professores(as) um entendimento antropocêntrico do ser humano em relação a natureza e uma visão mecanicista de corpo, resultante dessa desconexão do ser humano com o próprio. Também se verificou concepções de educação ambiental relacionadas às práticas pedagógicas preservacionistas/conservacionistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cássia Regina Graciotto Melchioretto, Christiano Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.