CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE CORPO, NATUREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Cássia Regina Graciotto Melchioretto Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Christiano Nogueira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3470

Palavras-chave:

Corpo, Corporeidade, Educação Ambiental, Educação Física

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida para compreender concepções de professores(as) de educação física sobre corpo, natureza e educação ambiental. O número de sujeitos participantes foi de 53 professores(as) atuantes na Educação Básica no Estado do Paraná, Brasil. A escolha dos participantes ocorreu pela técnica de amostragem não probabilística, do tipo bola de neve (snowball ou snowball sapling). A coleta de dados ocorreu através da plataforma de questionários on-line Google Forms e a interpretação adotada foi a Análise de Conteúdo. As categorias para análise encontradas foram: Entendimento antropocêntrico do ser humano em relação à natureza; Concepção mecanicista de corpo e; Prática pedagógica de educação ambiental preservacionista/conservacionista. Verificou-se nos(as) professores(as) um entendimento antropocêntrico do ser humano em relação a natureza e uma visão mecanicista de corpo, resultante dessa desconexão do ser humano com o próprio. Também se verificou concepções de educação ambiental relacionadas às práticas pedagógicas preservacionistas/conservacionistas.

Biografia do Autor

Cássia Regina Graciotto Melchioretto, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (Paraná/Brasil). Professora da Secretaria de Educação do Paraná (Paraná/Brasil). E-mail: cassia.melchioretto@escola.pr.gov.br.

Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande/Brasil). Professor do Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná (Curitiba/Brasil). E-mail: christiano@ufpr.br

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Melchioretto, C. R. G., & Nogueira, C. (2024). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE CORPO, NATUREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3470

Edição

Seção

Artigos Livres