OS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO NUMA TURMA DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3390Resumo
O presente estudo, que se enquadra no paradigma qualitativo, de natureza descritiva e interpretativa, foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica desenvolvido numa turma do 1º ano do 1º CEB, incidindo sobre a área da Cidadania. Com este estudo, procurou compreender-se que estereótipos de género eram evidenciados por alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e se estes estereótipos poderiam sofrer influência de atividades de desconstrução de papeis de género, com recurso a personagens e heróis de histórias e filmes para a infância. Assim, recorrendo a um conjunto de atividades – leitura e discussão da história “O Jaime é uma sereia”, visualização e discussão de excertos dos filmes “Como treinares o teu dragão” e “Brave – Indomável” com atribuição de caraterísticas ao género feminino e masculino e leitura e discussão da história “As raparigas também podem...”, procuramos desconstruir alguns dos estereótipos que encontramos na nossa primeira entrevista, sendo estes estereótipos de papéis de género e de traços de género. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que existem efetivamente estereótipos de género por parte das crianças, sendo os rapazes os que mais demonstram estereótipos. Por sua vez, embora as atividades implementadas tenham tido algum impacto, não modificaram de forma significativa os estereótipos apresentados inicialmente.
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