A PERCEPÇÃO DAS MULHERES IDOSAS OBESAS EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO SOB A PERSPECTIVA DO CONFORTO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1530Resumo
Em consequência da melhora na qualidade de vida, o crescimento da população idosa tornou-se um fenômeno universal, instigando o mercado da moda a abranger também a terceira idade. Sob o ponto de vista de um grupo de mulheres idosas obesas residentes no estado do Rio Grande do Sul (Brasil), este artigo tem como objetivo geral verificar a percepção das mesmas em relação ao vestuário, levando-se em consideração elementos como o conforto, a ergonomia e a qualidade estética do produto. Ao final deste estudo, entendeu-se que seria válido avançar em pesquisas minuciosas que venham a contemplar esta usuária e o vestuário, visto que o mesmo é a extensão do seu corpo. Para tal, deve-se considerar os parâmetros ergonômicos, dado que o conforto é essencial para a promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida, e qualidades estéticas, favorecendo o contato destas mulheres com o corpo social e o sentimento de condição de pertencimento nela.
Palavras-chave: Idosa. Obesidade. Moda. Conforto.
ABSTRACT
As a consequence of the improvement in the quality of life, the growth of the elderly population has become a universal phenomenon, instigating the fashion market also to cover the elderly. From the point of view of a group of obese elderly women living in the state of Rio Grande do Sul (Brazil), this article has as general objective to verify the perception of the same in relation to clothing, taking into consideration elements such as comfort, the ergonomics and the aesthetic quality of the product. At the end of this study, it was understood that it would be valid to advance in detailed research that will contemplate this user and the clothing, since the same is the extension of her body. Therefore, ergonomic parameters should be considered, since comfort is essential for the promotion of health and maintenance of quality of life, and aesthetic qualities, favoring the contact of these women with the social body and the feeling of belonging condition .
Keywords: Elderly. Obesity. Fashion. Comfort.
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