Análise do processo de gestão de projetos de escritórios de design de Porto Alegre/RS focalizando as áreas de conhecimento do PMBOK

Autores

  • Maurício Andrade

Resumo

A forma pela qual a gestão de projetos é conduzida em uma empresa pode auxiliar para sua consolidação no mercado. Existem diversos casos de obtenção de resultados positivos com a melhoria desse processo, porém, na área do Design, esses casos são poucos. Isso é justificado pela falta de conhecimento acerca da importância do Design como elemento estratégico de posicionamento no mercado. Além disso, verifica-se que, algumas vezes, o designer desconhece formas de melhor gerir sua empresa. Sob essas condições, foi realizada uma pesquisa sobre a forma pela qual empresas prestadoras de serviço de Design de Porto Alegre/RS desenvolvem seus processos de gestão de projetos, buscando contribuir com o aprimoramento dos processos da gestão de projetos dessas empresas. Para a realização da pesquisa, foram realizados estudos de caso em empresas de Design das áreas de desenvolvimento de produto, design de ambientes, embalagens, webdesign e design gráfico.  Optou-se por utilizar as práticas das áreas de conhecimento da gestão de projetos do PMBOK (2004) como objetos de comparação, uma vez que essa referência é reconhecida como útil pela academia e no meio empresarial. Como resultado, verificou-se que as empresas estudadas possuem práticas distintas, nem sempre formalizadas, em seus processos de gestão de projetos.
Palavras-chave: Gestão de Projetos. Gestão de Design. Escritórios de Design.

Abstract
Project management can help a company to consolidate its position in the market. There are many cases in the literature detailing the positive results achieved via improvements in the project management process. Nonetheless, in the Design area, such examples are less frequent. First, this could be justified when one notices that many companies are not aware of the strategic role played by design. Second, there is a cultural element associated to how the designer manages his projects or his company. Under the conditions presented herein, a research was conducted about how design firms develop their project management processes. The study involved design companies in Porto Alegre/RS. It aimed at improving project management processes; characterizing, analyzing them, as well as proposing positive modifications in the processes. The research included case studies in design companies, in the following areas: product development, environment design, packaging, web design, and graphical design. The project management practices contained in the PMBOK (2004) were selected and used as reference, since they are widely recognized academically and professionally. As a result, it became clear that the observed companies displayed distinct practices, not always formalized, in their project management processes.
Keywords: Project Management. Design Management. Design Companies.

Downloads

Edição

Seção

Artigos livres