Estudo de caso da percepção sobre gestão de resíduos sólidos dos hotéis Dall Onder e Novotel

Autores

  • Sérgio Carvalho

Resumo

Este trabalho faz um estudo de caso sobre gestão de resíduos sólidos nos Hotéis Dall Onder, de Bento Gonçalves, e Novotel, de Porto Alegre. Foi executada a pesagem dos resíduos sólidos produzidos e aplicado um questionário para avaliar a percepção ambiental sobre a gestão dos resíduos sólidos de colaboradores e das chefias. Em todos os itens, foi feita uma comparação entre os dois estabelecimentos pesquisados, buscando melhor avaliar os processos de manejo e gestão dos resíduos sólidos. Concluiu-se que o estudo de caso do hotel Dall'Onder e do Novotel apresentam um modelo de sucesso com base nas teorias aqui referenciadas. Este trabalho pode ser desenvolvido por outros empreendimentos hoteleiros na gestão de resíduos como forma de melhorar o desempenho do hotel e, através da sustentabilidade econômica, melhorar a imagem da empresa junto à comunidade, aos hóspedes e aos próprios colaboradores. Essa percepção gerencial cria diferenciação ambiental frente aos concorrentes e a sensibilização dos colaboradores frente às perspectivas de trabalho na preservação do meio ambiente. Mesmo que os hóspedes ainda não escolham um hotel pela gestão ambiental desenvolvida, eles podem rejeitar pela não-adesão deste a algum programa, principalmente se este hotel for um resort, pousada ou um hotel-fazenda. O sucesso é a adesão de todo o cluster para a realização de uma gestão ambiental bem-feita e que produza as ações necessárias que são planejadas. A gestão dos resíduos é a face mais visível da gestão ambiental como um todo e por isso foi pesquisada.
Palavras-chave: Percepção Ambiental. Resíduos Sólidos. Gestão.

ABSTRACT
This work is a case study on management of solid waste in hotels Dall Onder, Bento Gonçalves and Novotel in Porto Alegre. He was executed the weighing of solid waste produced and used a questionnaire to assess the environmental awareness on the management of solid waste, employees and managers. In all items was made a comparison between the two establishments surveyed, seeking better evaluate the processes of management and solid waste management. It was concluded that the case study of the Novotel hotel Dall'Onder and present a model for success based on the theories referenced here. This work can be carried out by other ventures hoteliers in waste management as a way of improving the performance of the hotel and through the economic sustainability, improve the company's image with the community, the guests and the employees themselves. This perception management creates differentiation environmental front to competitors and awareness of employees facing the prospects for work in preserving the environment. Even if the guests have not choose a hotel for environmental management developed it can not reject the accession to any program, especially if it is a resort hotel, motel or hotel ranch. The success is the accession of the whole cluster for achieving an environmental management done well and that will produce necessary actions that are planned. Waste management is the most visible face of environmental management as a whole and therefore was searched.
Keywords: Environmental Perception. Waste. Management.

Downloads

Edição

Seção

Artigos livres