Projeção de embalagens: o tato como possibilidade de inovação

Autores

  • Arina Blum

Resumo

No setor de embalagens o termo inovação é uma constante. Novos materiais, novos formatos e novas maneiras de conquistar o consumidor são grandes desafios para o designer que projeta embalagens. Neste processo, os aspectos visuais são os principais elementos utilizados para comunicar a qualidade do produto e promover a interação da embalagem com o consumidor. Com o objetivo de identificar lacunas que possibilitem o uso do sentido do tato como incremento aos subsídios visuais, o presente artigo integra, através de um levantamento bibliográfico, a abordagem de seis distintas metodologias para o design de embalagens. A análise apresenta como as metodologias atuam na comunicação através das embalagens e indica brechas para maior inserção do tato como possibilidade de inovação no setor.
Palavras-chave: Design de Embalagem. Tato. Inovação.

ABSTRACT
At the packaging segment, the expression innovation is a constant. New materials, new shapes, and new ways of seducing the consumer are big challenges for the packaging designer. In this process, the visual aspects are the main elements used to communicate the quality of the product and to promote the interaction between packaging and consumer. Attempting to identify gaps that allow the use of the sense of touch as an increment to the visual subsidies, this paper integrates, through a bibliographical study, the approaches of six distinct methodologies for designing packaging. The analysis presents the ways these methodologies perform in the communication through packaging and indicates gaps that allow a greater insertion of the sense of touch as a possibility of innovation in the segment.
Keywords: Packaging Design. Sense of Touch. Innovation.

Downloads

Edição

Seção

Artigos livres