Estudo de revisão sobre gestão de resíduos sólidos em hoteis
Resumo
Este trabalho realiza um levantamento de dados secundário sobre o estado da arte da gestão de resíduos sólidos no setor hoteleiro. Inicialmente foi feito um levantamento sucinto da questão ambiental na sociedade e, posteriormente, das relações entre hotelaria e meio ambiente. Posteriormente foi feito um diagnóstico da geração de resíduos na hotelaria e um panorama da gestão de resíduos no setor hoteleiro. A alimentação, por ser uma necessidade primária, requer um ambiente para atender os hóspedes. Com o decorrer do tempo, a alimentação ampliou seu foco, crescendo e passando também para uma satisfação maior, sendo um ponto de encontro, um local de moda e um momento de prazer. Com isso, aumenta muito o potencial de geração de resíduos sólidos por hotéis, exigindo a existência de programas de gestão de resíduos. Conhecido como a “indústria sem chaminés”, o turismo, paralelamente aos benefícios proporcionados nas comunidades, produz também impacto ambiental que precisa ser reduzido ao máximo possível, para garantir o futuro do destino turístico como um todo e a sobrevivência dos próprios negócios que lá se instalam. Essa tarefa exige mudanças na maneira de pensar e agir, o que nem sempre é fácil; requer um volume considerável de informações, nem sempre disponíveis; e gera, na maioria das vezes, muitas resistências das pessoas. Mesmo que os hóspedes ainda não escolham um hotel pela gestão ambiental desenvolvida, este trabalho mostra que os hóspedes podem rejeitar o estabelecimento pela não-adesão deste a algum programa, principalmente se este hotel for um resort, uma pousada ou uma hotel fazenda.Palavras-chave: Gestão Ambiental. Resíduos Sólidos. Hospitalidade.
ABSTRACT
This paper provides a survey of secondary data on the state of the art of management of solid waste in the hospitality industry. Initially it was made a brief survey of the environmental issue in society and subsequently relations between hotels and the environment. Later a diagnosis was made of the generation of waste in the hotel and a panorama of waste management in the hospitality industry. The hospitality there since ancient and always has been applied by society as a means of promoting relations between parties that are known or not, using the exchange of goods and services between those who give hospitality and those who receive it. The food as a primary need requires an environment to meet the guests. Over time, food widened its focus, growing and going also to a greater satisfaction, as a meeting place, a place of fashion in a moment of pleasure. This greatly increases the potential for generation of solid waste by hotels, requiring the existence of programmes for waste management. Known as the "industry without chimneys", tourism, in addition to benefits provided in the communities, also produces environmental impact that needs to be reduced to the maximum possible, to ensure the future of the tourist destination as a whole and the survival of their own businesses that there are established . This task requires changes in the way of thinking and acting, which is not always easy; requires a considerable amount of information, not always available, and generates, in most cases, many resistance of the people. Even if the guests have not choose a hotel for environmental management developed, this work shows that guests may reject the establishment by non-membership of any program, especially if it is a resort hotel, motel or hotel ranch.
Keywords: Environmental Management. Waste. Hospitality.
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