A importância dos recursos humanos nos processos de ainformatização e a lógica competência: o estudo de caso do Call Center RGE - Rio Grande Energia

Autores

  • Paulo Henrique Possas

Resumo

Uma nova proposta na discussão do relacionamento social entre empresas e trabalhadores é a lógica competência, que valoriza características dos trabalhadores, tais como as competências técnicas, de serviço, de processo e sociais. Este trabalho tem por objetivo relacionar dois conceitos teóricos: o da lógica competência e o da compreensão humana da informatização, em uma área inserida no contexto mutante de tecnologia. Foi escolhido, como estudo de caso, um Call Center e foi realizada a análise da coerência das políticas de recursos humanos adotadas e o processo de informatização.
Palavras-chave: Competência; informatização; automatização; call center.


Abstract
The new proposal for the social relation between enterprises and workers is the Competence Logic. It means the developed competence for organizations, in other words, technical competence of services, process and socials. The paper analyses two theoretical concepts: the Competence Logic and Human Comprehension of Computerization into Call Center area. It represents many opportunities and challenges for organizations providing insights about relation between labor and information.
Key words: Competence logic; technology impact; call center; human resource.

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