Luz, cor, ambiente

Autores

  • José Arthur Fell

Resumo

Este ensaio organiza algumas idéias importantes sobre as cores e as sensações básicas, causadas por suas utilizações, dentro dos espaços edificados. É baseado em revisões bibliográficas que tratam deste assunto de três maneiras - a luz e seus comprimentos de onda como fenômeno físico, a luz e suas cores como ativadores de sensações psicodinâmicas e a luz e as cores numa conceituação oriental, o Feng Shui. No mais, discorre entre estas literaturas e trata de fazer alguns paralelos que mostrem como se entender a utilização das cores, sem que se necessite de um estudo aprofundado e sem esgotar este enorme assunto. As cores influem no soma1 humano e, desde as múltiplas reações que cada uma das cores elementares podem provocar, busca-se verificar as possibilidades do uso de cores, que são bastante flexíveis. Ou seja, mesmo com recomendações e definições reconhecidas, constata-se que tanto uma atividade como um serviço ou um ambiente podem contar com mais de uma possibilidade de utilização das cores e que, apesar de basearem-se em constatações científicas e milenares, podem sempre participar de novos estilos de vida e receberem novas destinações.
Palavras-chave: Luz-visível, síntese das cores, psicologia das cores, interiores.


Abstract
This essay organizes some important ideas about colors and basic sensations caused by their utilization inside edificated spaces. It’s based on bibliographic reviews that deal with this subject in three ways - light and its wave lengths as a physical phenomenon, light and its colors as activators of psychodynamics sensations and light and colors within an eastern conception, the Feng Shui -. Further, it exams some literature and tries to draw some parallels that show how to extend the utilization of colors, without the need of a deep study and without exhausting this enormous subject. Colors influence the human soma and, from the multiples reactions that each of the elementary colors can provoke, we try to verify the possibilities of colors use, that are quite flexible. That is, even with recommendations and recognized definitions, it is proved that either an activity, a service or a room can count on more than one possibility in the utilization of colors and that, in spite of being based on scientific and millenary verifications, they can always participate of new life styles and receive new destinations.
Key words: Visible-light, color synthesis, color psychology, interiors.

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