Revista Prâksis https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis <p><strong>Prâksis</strong> é a revista eletrônica semestral de acesso aberto do Programa de Pós-graduação em <a href="https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/programa-de-pos-graduacao-em-processos-e-manifestacoes-culturais" target="_blank" rel="noopener">Processos e Manifestações Culturais</a> da <a href="https://www.feevale.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Feevale</a>, com publicações desde 2004, que tem como foco promover estudos avançados que se orientem para os processos e manifestações culturais. Tais estudos justificam-se pela importância que os referenciais históricos e as reflexões estéticas – percebidos como parte de uma memória fundante que se concretizou por meio de atos de comunicação, enunciados em diferentes linguagens – assumem na constituição de identidades coletivas regionais e nacionais, caracterizando a área de concentração, denominada Processos e Manifestações Culturais que foi pensada a partir de uma visão interdisciplinar que permite o diálogo e associa os saberes específicos da História, Comunicação e Literatura e que encontra contribuição complementar das áreas da Filosofia e da Arte.</p> <p><strong>•</strong> Periódico associado à ABEC (<a href="https://www.abecbrasil.org.br/novo/" target="_blank" rel="noopener">Associação Brasileira de Editores Científicos</a>).<br />...........................................................................................................................................................................................................................<br /><strong>Principais Indexadores/diretórios: <br /></strong><a href="https://www.scopus.com/sourceid/21101023315?origin=resultslist" target="_blank" rel="noopener">Scopus</a> • <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=0iB-TloAAAAJ" target="_self">Google Scholar</a> • <a href="https://www.redalyc.org/revista.oa?id=5255&amp;tipo=coleccion">Redalyc</a> • <a href="https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/1iiff92/CAPES_SFX_OPEN3710000001483022">Capes</a> • <a href="https://www.ebsco.com/" target="_self">Ebsco</a> • <a href="https://www.redib.org/Record/oai_revista2872-pr%C3%A2ksis">Redib</a> • <a href="https://kanalregister.hkdir.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=490186">Erihplus</a> • <a href="https://doaj.org/toc/2448-1939?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221807-1112%22%2C%222448-1939%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%7D">Doaj</a> • <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2448-1939#">Road</a> • <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=27759">Latindex</a> • <a href="https://www.pergamum.pucpr.br/icap/index.php?resolution2=1024" target="_self">Icap</a> <br />............................................................................................................................................................................................................................<br /><br /><strong>PRÓXIMA EDIÇÃO:<br /></strong><br /><strong>• 2ª edição de 2025: Manifestações climáticas: cheias, catástrofes e desdobramentos socioambientais<br /></strong>Envio de artigos até 31/05/2025<br />Publicação até 31/08/2025<br /><a href="https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/announcement/view/55">Mais informações neste link</a><br />...........................................................................................................................................................................................................................</p> pt-BR <p align="left">• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_blank" rel="noopener">Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)</a>.</p> <p align="left">• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. </p> claudias@feevale.br (Prof.ª Dr.ª Claudia Schemes) mauricio@feevale.br (Prof. Dr. Mauricio Barth) Wed, 26 Feb 2025 13:01:53 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 THE HISTORY OF CIVILIZATIONS OF PRE-COLUMBIAN AMERICA: ASSESSMENT OF 7-8 GRADE WORLD HISTORY TEXTBOOKS FOR UKRAINIAN STUDENTS https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3807 <p> The study of the civilisations of pre-Columbian America opens up a diverse world of ancient cultures, their achievements and heritage to the modern student. The purpose of the study is to analyse the state of coverage of the history of medieval and early modern South American indigenous peoples in Ukrainian school history textbooks. For the content analysis, 6 textbooks on the world history of Ukraine were selected. We also selected 2 textbooks for the integrated course, which will be used by 7th grade students. The textbooks were selected based on the indicator of teacher choice – the minimum number of 18 thousand copies per country. The introduction to the study begins with the fact that Pre-Columbian history is a terra incognita in the worldview of Ukrainian schoolchildren. However, as it turned out, some modern textbooks describe in detail the history of Pre-Columbian civilisations, their way of life, culture, social system, and even military art. Taking into account the specifics of these textbooks, they are generally written in clear and accessible language for children of grades 7 and 8. It has been established that in some textbooks this topic is not sufficiently visualised in an integrative way. An important drawback is that most 2021 textbooks make little or no mention of other peoples and civilisations of Pre-Columbian America. The exception is the integrated textbook for 2024, in which the social, economic, cultural and political development of the Pre-Columbian civilisations is presented in more depth.</p> Khrystyna Mereniuk, Illia Parshyn Copyright (c) 2024 Khrystyna Mereniuk, Illia Parshyn https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3807 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3796 <p> </p> María Pilar Mendez Parra, Noelia Santamaría-Cárdaba Copyright (c) 2024 María Pilar Mendez Parra, Noelia Santamaría-Cárdaba https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3796 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3773 <p> </p> Luisa Karina Reyes Rodriguez, Alvaro Hernan Castañeda Mesia, Mariel del Rocio Choton Calvo Copyright (c) 2024 Luisa Karina Reyes Rodriguez, Alvaro Hernan Castañeda Mesia, Mariel del Rocio Choton Calvo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3773 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3795 <p> </p> Olha Kostiuk, Svitlana Borysova , Nazar Bozhynskyi, Tetiana Zinenko , Hlib Borysov Copyright (c) 2024 Olha Kostiuk, Svitlana Borysova , Nazar Bozhynskyi, Tetiana Zinenko , Hlib Borysov https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3795 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3818 <p> </p> Jhemmy Villarruel Diaz, Isabel Carrión Zuniga, Marina Lovaton Huilca Copyright (c) 2024 Jhemmy Villarruel Diaz, Isabel Carrión Zuniga, Marina Lovaton Huilca https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3818 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 O CONTRIBUTO DA ORQUESTRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA AUTÊNTICA https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3883 <p>A disciplina de turma de orquestra "ensemble" tem apresentado uma importância crescente em escolas de ensino musical especializado. O principal objetivo deste estudo é compreender a importância da disciplina de turma de orquestra "ensemble" na construção de uma escola autêntica, promotora de bem-estar, com uma forte cultura escolar e um bom ambiente que contribua para o sucesso académico e artístico dos alunos em educação musical especializado. Foi realizada uma investigação junto de alunos da escola de música do Conservatório de Cascais, da Escola Frei Gonçalo de Azevedo, através de questionários anónimos. Com base nos resultados obtidos, foi realizada uma análise estatística para avaliar quatro dimensões fundamentais para estudar o impacto da disciplina orquestra "ensemble" no meio educativo em que se insere. As conclusões foram muito favoráveis, estabelecendo-se correlações positivas entre todas as variáveis em estudo. Isto prova que a disciplina de orquestra "ensemble" tem efetivamente um papel a desempenhar na criação de sinergias que promovam o sucesso. Como tal, é uma ferramenta útil na construção de uma cultura escolar marcada por um sentido de identidade e propósito.</p> Maria de Lurdes Gomes Neves Copyright (c) 2024 Maria de Lurdes Gomes Neves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3883 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 EXPEDIENTE https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4127 Claudia Schemes Copyright (c) 2025 Mauricio Barth https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4127 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 APRESENTAÇÃO https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4128 Fernando Hernández-Hernández, Ana Cleia Christovam Hoffman, Laura Marcela Ribero Rueda Copyright (c) 2025 Fernando Hernández, Ana Cleia Christovam Hoffman, Laura Marcela Ribero Rueda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4128 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4026 <p> </p> Fernando Hernández-Hernández, Estitxu Aberasturi Apraiz Copyright (c) 2024 Fernando Hernández-Hernández https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4026 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4018 <p> </p> Gloria Lapeña-Gallego Copyright (c) 2024 Gloria Lapeña Gallego https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4018 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 DA LITERATURA AO CINEMA: REPRESENTAÇÕES PÓS-COLONIAIS EM O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4025 <p>Mia Couto publicou o romance <em>O último voo do flamingo</em>, em 2000. Em 2010, é lançado o filme homónimo de João Ribeiro. Apesar de utilizarem linguagens diferentes, ambos os autores colocam a nu um olhar descolonizado sobre Moçambique. Assim, com este texto, pretende apresentar-se as relações entre o filme e o romance homónimo, interligando ficção e história. Dar-se-á destaque à forma de adaptação, a partir da representação do espaço e do tempo em ambos os códigos artísticos, com o objetivo de destacar o processo difícil de descolonização da sociedade moçambicana. As representações pós-coloniais serão analisadas na óptica da interdiscursividade, afastamento do cânome ocidental através do realismo mágico e sentido de alteridade. Conclui-se, no final, que a longa metragem de João Ribeiro adapta o texto de Mia Couto, expondo o olhar cinematográfico sobre a história de Moçambique, não descurando uma poética visual de captação do mundo tradicional, já presente em Mia Couto. Através da representação do espaço e do tempo, ambas as linguagens artísticas se apresentam como um contradiscurso à cultura europeia, privilegiando a alteridade e contribuindo para a construção de uma identidade moçambicana.</p> Lola Geraldes Xavier Copyright (c) 2024 Lola Geraldes Xavier https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4025 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4028 <p> </p> Pedro Ortuño Mengual, Paloma González Díaz Copyright (c) 2024 Pedro Ortuño Mengual, Paloma González Díaz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4028 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4006 <p> </p> Claritza Arlenet Peña Zerpa, Jose Alirio Peña Zerpa Copyright (c) 2024 Claritza Arlenet Peña Zerpa, Jose Alirio Peña Zerpa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4006 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4020 <p> </p> Simón Gil Tévar, José Javier Hueso Romero, Javier Gil Quintana Copyright (c) 2024 Simón Gil Tévar; José Javier Hueso Romero, Javier Gil Quintana https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4020 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3980 <p> </p> Rosario García-Huidobro, Gabriel Hoecker, Jose Mela Copyright (c) 2024 Rosario García-Huidobro, Gabriel Hoecker, Jose Mela https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3980 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4009 <p> </p> Inmaculada Abarca-Martínez Copyright (c) 2024 Inmaculada Abarca-Martínez https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4009 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4017 <p> </p> Salvador Conesa Tejada Copyright (c) 2024 Doutor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4017 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4055 <p> </p> Lázaro Cruz García Copyright (c) 2024 Lázaro Cruz García https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4055 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3913 <p> </p> Eva Cristina Mesas Escobar Copyright (c) 2024 Eva Cristina Mesas Escobar https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3913 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 MANOELA CAVALINHO: PALAVRA E IMAGEM NA ARTE CONTEMPORÂNEA, PELA DEMOCRACIA, MEMÓRIA E ELABORAÇÃO DO TRAUMA DA DITADURA DE 1964 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4041 <p>O presente artigo aborda a construção de memórias individuais e coletivas dentro de grupos sociais que passaram por eventos traumáticos, como no caso de nosso país, e como construiu-se uma memória social sobre nosso passado ditatorial. O panorama é abordado a partir da perspectiva dos autores Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (2006) e Carolina Silveira Bauer (2014), com o objetivo de contextualizar a leitura e análise de três séries de trabalhos da artista gaúcha Manoela Cavalinho (Porto Alegre, 1981), realizadas para sua tese de mestrado, entre os anos de 2019 e 2021, nas cidades de Porto Alegre e Foz do Iguaçu. <em>Esqueletos no guarda-roupa</em>, 2021, <em>Epigramas</em> (2019, e <em>Onofre, José, Enrique, Daniel, Joel e Víctor</em>, 2021. Os trabalhos da artista são analisados sob a perspectiva do pensamento do filósofo Jacques Rancière, que aborda a mútua relação entre estética e política. As obras de Cavalinho constituem uma tentativa de elaboração do trauma e ainda testemunho de diversas violações dos direitos humanos impostas durante a ditadura civil-militar brasileira que se instaura a partir do ano de 1964.</p> Cristiane Lawall, Walter Karwatzki Chagas Maffazioli, Rodrigo Perla Martins Copyright (c) 2024 Cristiane Lawall, Walter Karwatzki https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4041 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 REINTERPRETACIONES DESCOLONIALES DE LA PINTURA OCCIDENTAL: APROXIMACIONES A LA OBRA DE HARMONÍA ROSALES Y SANDRA GAMARRA https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4060 <p>Este ensayo analiza la obra de dos artistas de la diáspora latinoamericana: Sangra Gamarra y Harmonia Rosales. Estas artistas realizan prácticas feministas descolonizadoras en las que ponen de relieve el sistema de supremacía blanco que oprime los cuerpos otros de las mujeres de minorías raciales y étnicas que prevalece en la colonización de las Américas. Usando las teorías de María Lugones y Ochy Curiel sobre la “colonialidad del género,” este ensayo argumenta que estas artistas realizan una blancografía (articulada por Godoy), apropiando y subvirtiendo con sus creaciones la tradicional mirada proyectada sobre el/la Otro/a como sujeto carente de agencia, proponiendo contranarrativas y contramemorias visuales que subvierten los relatos oficiales transmitidos por el poder (neo)colonial. Reinterpretando obras clásicas del arte occidental (creadas por hombres blancos europeos), estas artistas interrumpen formas de conocimiento eurocentristas heredadas de la colonia y valorizan los saberes y conocimientos ancestrales de comunidades indígenas y afrodescendientes, con una epistemología que centra y empodera las voces y experiencias de las Otras. Tanto Gamarra como Rosales realizan prácticas artísticas que descolonizan el imaginario visual occidental sobre sus cuerpos y saberes, creando obras que subvierten el legado colonial conectado con la supremacía blanca, abrazando los cuerpos racializados y re-escribiendo la historia del arte desde el punto de vista de la alteridad.</p> Aurora Alcaide-Ramírez, Dolores Alcaide-Ramírez, Laura Marcela Ribero Rueda Copyright (c) 2024 Laura Marcela Ribero Rueda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/4060 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 A VELHICE E A MODA TECENDO REFLEXÕES SOBRE A TENDÊNCIA GRANDPACORE https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3985 <p>A<em> grandpacore</em> foi apontada como uma das principais tendências de consumo de moda de 2024 e o objetivo desse artigo é produzir uma análise das representações do vestir na velhice a partir dos discursos produzidos por essa estética e correlacionar essas interpretações com a perspectiva imagética do próprio idoso e do mercado de moda. Metodologicamente, a pesquisa assume um delineamento Qualitativo, Exploratório e Documental, com coleta de dados realizada em sites de revistas de moda, femininas e jornais, na plataforma de vídeos Tiktok<em>,</em> em sites de lojas virtuais de produtos destinados às pessoas idosas e em perfis de influenciadores digitais idosos com relevante número de seguidores e a presença de produção de conteúdo sobre moda. Percebeu-se que as imagens produzidas pela microtendência <em>grandpacore</em> conferem com os discursos idadistas sobre o vestir na velhice propagados por editoriais de moda, bem como com as representações sociais que os jovens fazem da velhice e as lojas virtuais de produtos para idosos destinam-se a pessoas doentes e incapacitadas. Por outro lado, na análise dos perfis dos influenciadores digitais idosos, identificou-se rupturas na regulação moral que coíbe a exposição dos corpos mais velhos e promove o seu apagamento e o seu silenciamento.</p> Débora Pires Teixeira, Ítalo José de Medeiros Dantas, Glauber Soares Júnior, Fabiano Eloy Atílio Batista Copyright (c) 2024 Débora Pires Teixeira, Ítalo José de Medeiros Dantas, Glauber Soares Júnior, Fabiano Eloy Atílio Batista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3985 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 NARRATIVA VISUAL E ALTERIDADE EM MAMA’S SLEEPING SCARF, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: IDENTIDADE CULTURAL E REPRESENTAÇÕES https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3909 <p style="font-weight: 400;">Chimamanda Ngozi Adichie é uma reconhecida autora nigeriana, cuja obra literária explora temas como identidade, género, pós-colonialismo e cultura. O presente artigo analisa a forma como em <em>Mama’s Sleeping Scarf</em>, a sua primeira incursão na literatura infantil, Adichie oferece uma narrativa simples, mas profunda, que celebra a cultura africana e a diversidade familiar. A narrativa, centrada em Chino, uma menina nigeriana, utiliza o lenço de dormir da mãe como um símbolo de conexão intergeracional e identidade cultural. Adichie desafia estereótipos ao retratar uma mãe trabalhadora e um pai envolvido nas tarefas domésticas, subvertendo papéis tradicionais de género. A obra destaca-se pelas suas ilustrações vibrantes que refletem a herança cultural nigeriana, enquanto o texto aborda de forma acessível temas complexos como equidade de género e diversidade cultural. <em>Mama’s Sleeping Scarf</em> é uma contribuição significativa para a literatura infantil, descolonizando-a ao oferecer uma representação positiva e inclusiva da cultura africana. Através desta obra, Adichie reafirma seu compromisso com a representação cultural e a construção de narrativas que promovem a compreensão intercultural desde a infância.</p> Susana Amante Copyright (c) 2025 Susana Amante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3909 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300