A RELAÇÃO DO BRINQUEDO COM A EDUCAÇÃO

Autores

  • Raquel Dilly Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.389

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a relação que podemos estabelecer entre o brinquedo e a educação. Para iniciar a reflexão, procura-se compreender como essas relações se estabelecem a partir de sistemas de significados, que se constroem e se reconstroem constante e diferentemente dentro de cada grupo social e cultural. Buscaram-se algumas referências historiográficas para situar a inserção do brinquedo como atividade lúdica na educação, estabelecendo a sua relação com a visão de infância, de criança e de função educativa dentro de diferentes contextos. Por fim, reflete-se como essa relação se estabelece hoje, numa sociedade marcada pela globalização, comunicação e multiplicação de brinquedos, procurando analisar criticamente o efeito dessa relação na forma de se ver e ser criança.

Palavras-chave: Brinquedo. Educação. Infância. Criança. Cultura.

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Publicado

2015-12-19

Como Citar

Dilly, R. (2015). A RELAÇÃO DO BRINQUEDO COM A EDUCAÇÃO. Revista Prâksis, 2, 46–55. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.389