EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE A LUTA, AS LEIS E AS POSSIBILIDADES

Autores

  • Carlos Eduardo da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Teresa Mary Pires de Castro Melo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.386

Resumo

O que hoje conhecemos como Educação do Campo no Brasil reflete o avanço histórico de marcos legais e conceituais, os quais foram fortemente determinados pela ação dos movimentos sociais de luta pela terra. Garantir a perspectiva de educação como direito de todos os grupos sociais, reconhecendo suas especificidades e necessidades, incorporando seus saberes e valorizando suas práticas, é um ciclo que envolve movimentos sociais, escola, documentos, leis e suas traduções nas articulações de cada espaço educativo escolar. Trazemos aqui essa perspectiva no breve relato de observações da Escola do Campo Helena Borsetti, de Matão – SP, que apresenta práticas inovadoras e metodologias alternativas na busca de incorporar saberes e práticas do campo no trabalho pela autonomia da comunidade.

Palavras-chave: Educação do campo. Saberes e práticas camponesas. Prática docente. Movimentos sociais.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Silva, C. E. da, & Melo, T. M. P. de C. (2015). EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE A LUTA, AS LEIS E AS POSSIBILIDADES. Revista Prâksis, 2, 5–15. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.386