AS ESCREVIVÊNCIAS DAS MARIAS DA CONCEIÇÃO: CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS SITUADAS

Autores

  • Carla de Moura Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Luzia Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA UFRGS
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Currículo Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Ensino de História http://orcid.org/0000-0002-4580-6652

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1748

Resumo

O texto está construído a partir da longa ambientação dos autores na docência de ensino de História e nas pesquisas acerca da cultura escolar e das questões de raça e gênero. Fruto dessa prolongada inserção, a proposta é compreender a complexidade étnico-racial do território escolar, tomando como base a análise de um recorte de processo pedagógico: a construção de narrativas históricas situadas. Tais narrativas foram elaboradas pelas alunas e alunos de escola de ensino fundamental a partir de um exercício de análise interseccional de fontes históricas primárias, ligadas aos bens culturais aos quais a comunidade escolar atribui sentido de patrimônio. Posteriormente, foi tecida, em documentário audiovisual, uma produção feita com técnicas simples de gravação. O trabalho de pesquisa opera com percursos investigativos acerca da História das mulheres de uma vila de classe popular em Porto Alegre, onde a escola se localiza e com quem mantém estreitas relações. O texto cruza marcadores de raça, gênero e classe e avança o conceito de ensino de História situado, valendo-se da noção de escrevivências. É fruto de projeto de pesquisa conjunto dos autores e dialoga com o campo do que tem sido chamado ensino de temas sensíveis, questões socialmente controversas ou passados vivos. Traz excertos de falas de alunos e alunas, e detalha ações pedagógicas feitas com intenção de pesquisa.
Palavras-chave: Ensino de História. Raça. Classe. Gênero. Ensino de história situado.

ABSTRACT
This paper is written from the authors’ long-standing teaching history and research on school culture and issues of race and gender. As a result of this long term insertion, the proposal is to understand the ethnic-racial complexity of the school territory, based on the analysis of a pedagogical process: the construction of “placed on” historical narratives. These narratives were elaborated by the students of elementary school from an exercise of intersectional analysis of primary historical sources, linked to the cultural assets to which the school community attributes a sense of Heritage. Subsequently, they were woven into an audiovisual documentary, produced using simple recording techniques. The research work deals with research on the history of women in a popular class village in Porto Alegre, where the school is located and with whom it maintains close relationships. The text crosses markers of race, gender and class, and advances the concept of teaching of situated History, using the notion of “escrevivências”. It is the result of a joint research project of the authors, and dialogues with the field of what has been called teaching of sensitive issues, socially controversial issues or past living. It brings excerpts from student and student speeches, and details pedagogical actions done with research intent.
Keywords: Teaching history. Race. Gender. Class. Placed on historical narratives.

Biografia do Autor

Carla de Moura, Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Luzia Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA UFRGS

Possui graduação em História (Bacharelado) pela Universidade Luterana do Brasil (2011), graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Luterana do Brasil (2012), Pós Graduação em Estudos Culturais nos Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). É professora de História nomeada na E.E.E.F. Santa Luzia pela Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História com ênfase no campo do Ensino de História e Educação Patrimonial. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de História Situado, Pedagogias Decoloniais, Patrimônio Comunitário e Análise Interseccional de fontes históricas.

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Currículo Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Ensino de História

Graduado em Geologia e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003). Professor Associado IV da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando processos de produção, manutenção e modificação das masculinidades, situações de vulnerabilidade à AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História a partir da etnografia de cenas e registros da cultura escolar. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ. Coordenador do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2019). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Moura, C. de, & Seffner, F. (2019). AS ESCREVIVÊNCIAS DAS MARIAS DA CONCEIÇÃO: CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS SITUADAS. Revista Prâksis, 2, 07–33. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1748