REGISTRAR E CRIAR: IMPULSOS À AUTORIA DOCENTE NAS AULAS DE LITERATURA

Autores

  • Marguit Carmem Goldmeyer Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1267

Resumo

Pelo presente trabalho pretende-se apresentar e instigar reflexões acerca de recursos metodológicos adotados em sala de aula, no ensino superior, para promover a autoria de estudantes de licenciaturas. Acredita-se que a vivência de momentos de autoria na academia e a análise desses serão um impulso para as transformações na sala de aula da educação básica.O discurso na academia, no momento, está bastante direcionado à metodologia ativa, focada na participação dos alunos e na resolução de problemas. A angústia de muitos docentes consiste no "como"? Como planejar aulas com um aprofundamento adequado do conteúdo, voltado para o desenvolvimento de competências diversas e, de preferência, com o uso da tecnologia? Mudanças na metodologia de ensino urgem. Com o intuito de ajudar nesta reflexão, compartilha-se os resultados de trabalhos realizados no ensino superior com ênfase na produção coletiva de textos postados numa página do facebook. Os diferenciais estão na observação do "fio condutor" entre as temáticas abordadas em aula, na autoria dos estudantes que escrevem partes do texto coletivo, no uso da tecnologia e na análise conjunta do texto produzido. O trabalho está sendo desenvolvido há quatro anos consecutivos e os resultados já são perceptíveis na atuação dos acadêmicos nos estágios e nas escolas em que atuam como docentes formados. O compartilhamento da pesquisa provocará perguntas e será um convite para o trabalho diferenciado. na educação básica e também no ensino superior.

Palavras-chave: Metodologia. Aulas interativas. Criação. Registro.

 

ABSTRACT

The present work intends to present and instigate reflections about methodological resources adopted in the classroom, in higher education, in order to promote the authorship of undergraduate students. It is believed that the experience of moments of authorship in the academy and their analysis will be a major stimulus for the changes in the classroom of basic education. The discourse in the academy, at the moment, is aimed at active methodology, focused on the participation of the students and problem solving. The distress of many teachers is "how"? How to plan classes with adequate content deepening, focused on the development of diverse skills and, preferably, with the use of technology? Changes in teaching methodology are urgent. In order to help in this reflection, we share the results of works carried out in higher education with emphasis on the collective production of texts posted on a Facebook page. The differences are in the observation of the "guiding thread" between the topics addressed in class, the authorship of students who write parts of the collective text, the use of technology and the joint analysis of the text produced. The work is being developed throughout four consecutive years and the results are already perceptible in the performance of the academics in the internships and in the schools in which they act as trained teachers. Sharing the survey will prompt questions and will be an invitation to work differently bothin basic education and in higher education.

Keywords: Methodology. Interactive classes. Creation. Record.

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Goldmeyer, M. C. (2017). REGISTRAR E CRIAR: IMPULSOS À AUTORIA DOCENTE NAS AULAS DE LITERATURA. Revista Prâksis, 2, 51–60. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1267