PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE SERVIÇOS DE UMA EMPRESA DESENVOLVEDORA DE SOFTWARE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v8i2.999Resumo
O ambiente dinâmico onde as empresas estão inseridas requer o desenvolvimento de ações voltadas à constante capacitação das pessoas, com o propósito de torná-las mais eficazes naquilo que fazem. Na área da Tecnologia da Informação, em especial, nas empresas do ramo de desenvolvimento e implantação de software, há uma necessidade emergente de qualificação de profissionais. Esses profissionais precisam desenvolver um misto de competências, tanto técnicas como comportamentais, para atuar, no caso da empresa estudada, na área de prestação de serviços para o cliente. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é analisar o processo atual de formação e sugerir alterações que padronizem e fortaleçam a formação/aprendizagem desses profissionais. Para embasar o estudo, foram abordadas teorias referentes a recursos humanos, desenvolvimento estratégico de pessoas, levantamento de necessidades de treinamento e sistemas de informação. No estudo de caso realizou-se uma análise qualitativa dos dados coletados de pesquisas de satisfação de clientes, de uma entrevista e de questionários com perguntas estruturadas realizadas para as principais lideranças da Área de Serviços e de Recursos Humanos da empresa Cigam Software Corporativo Ltda. Colaboradores em contrato de experiência ou recém efetivados também responderam a um questionário específico, com questões objetivas que foram analisadas quantitativamente. Como resultado dos relatos das partes envolvidas e da observação participativa do autor desta pesquisa, apresentou-se um novo modelo padronizado de formação/aprendizagem para os profissionais da área de prestação de serviços. Além disso, conclui-se que a empresa Cigam está na vanguarda no que diz respeito às ações de treinamento, desenvolvimento e educação disponibilizadas para seus colaboradores.
Palavras-chave: Desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Levantamento das Necessidades de Treinamento. Tecnologia da Informação.
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