COMPORTAMENTO AMBIENTAL EM CENTROS URBANOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DE NATAL /RN

Gilsenberg Gurgel Pinheiro, Richard Medeiros de Araújo, Esmeraldo Macedo dos Santos, Sérgio Marque Junior

Resumo


Este artigo estuda a percepção ambiental como elemento necessário para desenvolver na população a consciência da necessidade de preservar o meio natural. Para isso, foi analisada a conduta da comunidade, representada por alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Natal/RN, para que sejam traçadas estratégias e ações que minimizem a degradação do meio. Para tanto, a metodologia consistiu de uma pesquisa exploratória e descritiva, cuja coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário com escalas likert, contendo variáveis que compõem os aspectos comportamentais, além de uma escala sociodemográfica. Nesse contexto, os resultados apontam que a instituição acadêmica é oportuna para tratar desse assunto, tendo em vista que a conscientização ambiental perpassa por todos os conteúdos do currículo e que os alunos de hoje poderão, no futuro, em suas áreas de atuação, planejar ações para salvaguardar o desenvolvimento sustentável. Concluiu-se que as estratégias para gerir esse termo passam pela conscientização do estudante/cidadão, levando-o a uma mudança, pois, quando ele é educado para o devido tratamento dessas questões, sua maneira de proceder é de responsabilidade, uma vez que o cuidado com as questões naturais também está presente no ensino superior.

Palavras-chave: Comportamento ambiental. Universitários. Centros urbanos.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v8i2.996

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ISSN versão impressa: 1807-5436
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