O IMPACTO DA DEFINIÇÃO DO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR TÊXTIL

Autores

  • Geraldo Girardi UFRGS
  • Marcelo Girotto de Mattos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v8i2.995

Resumo

No mundo globalizado, onde a economia, os mercados, os consumidores, os concorrentes e a tecnologia estão mudando drasticamente, a Gestão Estratégica torna-se fundamental para a organização obter bons resultados. A Gestão Estratégica abrange não apenas o Planejamento Estratégico, que se concentra na elaboração de um plano, mas possui uma abrangência maior, pois inclui a administração dos recursos necessários à consecução do plano, além dos cuidados para executar as ações necessárias para implementação desse plano em todas as áreas e em todos os níveis da empresa. Com a definição da Estratégia Organizacional da empresa, é definido o diferencial competitivo ou a proposta de valor implícita na atividade econômica. O diferencial competitivo definido pela organização deve servir de referência para todas as áreas e níveis da empresa. Esse alinhamento em torno do diferencial ou critério competitivo é muito importante para a eficácia da Gestão da Estratégia da Empresa. O objetivo deste trabalho visa a analisar o impacto do diferencial competitivo na implementação da Gestão Estratégica de uma empresa do setor têxtil. Para tanto, foi utilizada a metodologia de estudo de caso e o processo de coleta de dados baseou-se em um roteiro de entrevista semiestruturada. Verificou-se o bom alinhamento das diversas áreas e níveis da empresa em torno do diferencial competitivo. Dessa forma, conclui-se que o processo de Gestão Estratégica possibilita uma vantagem competitiva da empresa refletindo-se na satisfação dos clientes.

Palavras-chave: Gestão estratégica. Diferencial competitivo. Vantagem competitiva.

Downloads

Publicado

2011-08-01

Como Citar

Girardi, G., & Mattos, M. G. de. (2011). O IMPACTO DA DEFINIÇÃO DO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR TÊXTIL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 8(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v8i2.995

Edição

Seção

Artigos Livres