GOVERNANÇA CORPORATIVA - UMA ESTRATÉGIA DE ALINHAMENTO DE INTERESSES - UM ESTUDO DE CASO DA AGRESARINA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v8i2.994Resumo
Os estudos abordando a temática da governança corporativa mostram-se cada vez mais necessários, pelas novas condições que se estabelecem no mundo dos negócios e que exigem mudanças nas práticas de alta gestão e pelo número de organizações que se caracterizam com esse modelo de gestão. Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a contribuição da governança corporativa como uma estratégia de alinhamento de interesses da AGRESARINA, a partir da adoção da governança corporativa como modelo estruturador para o sistema de gestão. Busca embasamento teórico, para amparar os resultados e a análise em autores especialistas no assunto, como, por exemplo: Andrade e Rosseti (2007), Chiavenato (2008), IBGC (2009), Silva e Leal (2007) e Araujo e Russo (2008), Klein e Freitas (2010) e Fontes Filho et al. (2007). Os procedimentos metodológicos utilizados, para este estudo, caracterizam-se como exploratórios e descritivos, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a pesquisa documental. Utilizou-se a abordagem quantitativa e a qualitativa para o problema da pesquisa. A coleta de dados deu-se sob a forma de questionários e entrevistas com as lideranças imediatas da AGRESARINA e pela pesquisa documental. Os resultados do estudo mostram uma postura promissora em relação à adoção da governança corporativa da organização. Ao mesmo tempo, sugerem alguns procedimentos para melhor equacionar a adesão das lideranças imediatas no alinhamento de interesses, como também a todos os envolvidos da organização.
Palavras-chave: Governança Corporativa. Alinhamento de interesses. Princípios básicos da governança corporativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.