PRESENÇA DE INFORMAÇÕES SOBRE GOVERNANÇA DE TI NOS RELATÓRIOS ANUAIS DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE GRANDE PORTE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v8i2.992Resumo
Este artigo analisa o espaço que as organizações brasileiras de grande porte têm dado ao tema da governança de TI em seus Relatórios Anuais (RA) através do levantamento da presença de informações sobre ele nesses documentos. O método utilizado é a análise de conteúdo de fontes secundárias - RA das empresas brasileiras mais admiradas em 2009, segundo prêmio da revista Carta Capital. Os RA analisados vão de 2007 a 2009, além do formulário 20F das empresas que o disponibilizam em seus websites. Pouca atenção foi dada pela academia no que tange à divulgação oferecida pelas organizações sobre suas ações para o desenvolvimento de uma governança de TI alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. Sendo esse assunto relevante para a boa gestão das organizações, pode ser matéria fundamental para a avaliação do desempenho das corporações. No sentido de contribuir para o estudo do tema, este artigo propõe as seguintes questões: há uma preocupação, por parte das empresas de grande porte brasileiras, em reportar o uso e o aprimoramento de processos de governança de TI em seus relatórios anuais? Se sim, como as empresas abordam, nesses documentos, as ações voltadas para sua governança de TI? A principal conclusão do estudo é que a presença da expressão “governança de TI” nos documentos estudados é mínima, tendo sido encontrada apenas uma ocorrência em 2007. A amostra observada permitiu-nos perceber que o assunto da governança de TI é quase inexistente nos RA estudados e que se perde, com isso, uma importante oportunidade de consolidação da reputação organizacional dessas corporações.
Palavras-chave: Governança de TI. Reputação empresarial. Relatórios anuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.