A VIABILIDADE ECÔNOMICO-FINANCEIRA DE UM PROJETO EÓLICO SOB A PERSPECTIVA DO INVESTIDOR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v8i1.986Resumo
O presente trabalho propõe analisar a viabilidade econômico–financeira de um projeto eólico hipotético localizado em Itaparica. O Brasil apresenta um enorme potencial eólico, especialmente na região Nordeste, onde diversos empreendimentos eólicos já foram implantados devido às condições de vento favoráveis da região. Entretanto, para fomentar a geração eólica é necessário que sejam feitos estudos de viabilidade técnica e principalmente de viabilidade econômico-financeira, porque os investidores precisam de subsídios confiáveis para a tomada de decisão. No caso de um empreendimento eólico, dado o caráter sazonal do regime de ventos, se faz necessário lidar com as incertezas associadas ao projeto através da Simulação de Monte Carlo, que estima valores esperados dos indicadores financeiros. Dessa forma, é incorporado na análise de viabilidade o caráter aleatório do regime dos ventos, sendo possível aferir até que ponto as oscilações das velocidades de vento irão influir nos fluxos de caixa futuros do projeto eólico, o denominado risco eólico.
Palavras-chave: Viabilidade Econômico-financeira. Energia Eólica. Risco Eólico. Simulação de Monte Carlo. Análise de Sensibilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.