EMPRESAS FAMILIARES: A COMPLEXIDADE DA CONTINUIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v8i1.982Resumo
As empresas familiares ocupam uma posição de destaque no âmbito de negócios brasileiro, pela contribuição destas para a economia do país. Muitas das grandes empresas brasileiras são (ou já foram) familiares em sua essência; número que poderia ser ainda maior não fossem as complexidades enfrentadas por estas empresas durante suas gerações. Devido a isto, justifica-se este estudo ao abordar as práticas organizacionais de gestão destas empresas, tendo como objetivo geral de pesquisa investigar e analisar os processos de gestão e profissionalização das empresas familiares de pequeno porte, segmento de indústria, na região do Vale dos Sinos (RS), com a finalidade de entender e relacionar a repercussão desses processos na realidade dessas empresas. Para isto, na fundamentação teórica, consta-se dentre os principais autores pesquisados os seguintes: Bernhoeft e Gallo (2003); Bornholdt (2005); Casillas, Vázquez e Díaz (2007); Freitas e Frezza (2005); Oliveira (1999, 2006). Para desenvolver este estudo, aplicou-se a metodologia de pesquisa exploratória, realizando-se pesquisa bibliográfica baseada em estudo de caso, sendo a Soft Beneficiamento de Couros Ltda., objeto deste, empresa familiar voltada ao ramo coureiro-calçadista, localizada na cidade de Novo Hamburgo/RS. A análise dos dados deu-se através de abordagens qualitativas e descritivas. Focados os processos da gestão, da profissionalização e da cultura organizacional das empresas familiares, salienta-se a necessidade de aprimoramentos nas práticas de administração para o crescimento e perpetuação das organizações familiares.
Palavras-chave: Empresas Familiares. Gestão. Governança. Cultura Organizacional. Profissionalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.