A DECISÃO DE COMPRA DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE POUSADAS: UM ESTUDO COM TURISTAS DA VILA DO ABRAÃO, NA ILHA GRANDE - MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v8i1.981Resumo
As transformações econômicas e sociais vêm acarretando incremento na competitividade empresarial e na consequente exigência de melhores resultados no mundo dos negócios, de maneira que as organizações assegurem sua sustentabilidade. Um dos elementos necessários à adaptação a esse novo cenário é o conhecimento de seus clientes e de suas percepções. O presente estudo tem como objetivo identificar quais modelos de decisão de compra são adotados pelos turistas na aquisição dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousada da Vila Abraão, no município fluminense de Angra dos Reis. Para tanto, buscou-se entender o desenvolvimento do processo de compra e, posteriormente, realizou-se pesquisa de campo, com apoio de um questionário estruturado, com objetivo de levantar dados quantitativos. Como resultado, observou-se que a maior parte dos turistas decidem suas compras em grupo, e estão mais preocupados com higiene do que com preço. Verificou-se também que, dentre os modelos de decisão adotados, o compensatório possui maior importância, seguido pelo lexicográfico. Acredita-se que os dados apresentados contribuirão para orientar o planejamento de marketing das pousadas de uma forma geral, provendo melhorias e, consequentemente, o aumento da demanda e da satisfação dos clientes. Por fim, esses resultados são discutidos e são apresentadas limitações da pesquisa, assim como possíveis ações e algumas sugestões para novos estudos.
Palavras-chave: Modelos de Decisão de Compra. Marketing de Serviços. Planejamento de Marketing.
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