PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE

Autores

  • Serje Schmidt Universidade Feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v7i2.969

Resumo

O empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas.

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Publicado

2010-08-01

Como Citar

Schmidt, S., Bohnenberger, M. C., & Freitas, E. C. de. (2010). PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE. Revista Gestão E Desenvolvimento, 7(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v7i2.969

Edição

Seção

Artigos Livres