PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v7i2.969Resumo
O empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.
Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.