DIFUSÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM MEIOS DE PAGAMENTO: O CASO DO PAGAMENTO MÓVEL EM CURITIBA

Sara Cordeiro Coelho Pavarini, Wesley Vieira da Silva, Daniela Torres da Rocha, Jansen Maia Del Corso

Resumo


Este trabalho tem por objetivo verificar a existência de relações entre as características pessoais dos consumidores (idade e classe econômica), a adoção prévia de outro serviço inovador (e-commerce) e a intenção de adoção de uma inovação tecnológica nos meios de pagamento, o m-payment ou pagamento móvel. O m-payment caracterizase por uma nova tecnologia que permite aos consumidores pagarem suas compras utilizando apenas seu telefone celular, sem a necessidade de uso de cartões ou dinheiro. O estudo está embasado na Teoria da Difusão de Inovações, tendo como principais referências a obra seminal de Rogers (1962) e o trabalho de Gatignon e Robertson (1991). Os resultados auferidos mostram que é possível verificar a existência de relacionamento entre a intenção de adoção do m-payment e a idade do indivíduo, sendo que os consumidores mais jovens demonstram maior interesse pela inovação em questão. Observou-se também que a adoção prévia do e-commerce apresenta uma relação positiva com a intenção de adoção do m-payment. Por fim, refutou-se a hipótese da existência de uma relação entre a intenção de adoção do m-payment e as classes econômicas dos consumidores. Esse resultado pode ter sido influenciado pela não contemplação de indivíduos das classes D e E, fato que constitui uma limitação desta pesquisa.

Palavras-chave: Difusão de inovações. M-payment. Celular.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v7i2.968

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