AS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NA PERIFERIA DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v7i1.960Resumo
Este artigo foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa realizada no Vale da Muriçoca, bairro periférico da cidade de Salvador/BA, que tinha como o seu principal objetivo investigar se o uso das tecnologias informacionais digitais pela população de baixa renda nas grandes cidades tem influenciado na formação da Opinião Pública local e se essas tecnologias têm sido utilizadas como campo de luta por esse segmento da população. As reflexões realizadas estão fundamentadas na hipótese de que as tecnologias digitais de informação estão sendo utilizadas com esse propósito e que têm, por isso mesmo, influenciado na formação da Opinião Pública local. O levantamento realizado envolveu uma amostra significativa de moradores do bairro, com a aplicação de 300 questionários. A metodologia utilizada foi complementar, quantitativa e qualitativa, baseando-se tanto na extensão quanto na profundidade do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa confirmam as hipóteses levantadas de que há a utilização do ciberespaço como campo de luta, ainda que de forma incipiente, e que as tecnologias informacionais digitais têm influenciado significativamente na Opinião Pública local.
Palavras-chave: Ciberdemocracia. Tecnologias Informacionais Digitais. Opinião Pública. Vale da Muriçoca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.