A REALIDADE DO MARKETING DE CAUSAS SOCIAIS: O USO PELAS MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Andréia Berto Universidade Católica de Santos - Unisantos
  • Adriana Bortolin Universidade Católica de Santos - Unisantos
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Católica de Santos - Unisantos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v7i1.954

Resumo

O presente artigo tem como proposta verificar a prática do marketing de causas – marketing relacionado a causas sociais – das maiores empresas em seu segmento, apresentadas pela Revista Exame no Anuário das Melhores e Maiores Empresas Brasileiras de 2006 e de 2009. Com o intuito de verificar a utilização do marketing relacionado a causas sociais, esta pesquisa exploratória fez um estudo bibliográfico relacionado ao tema e uma análise comparativa nos sítios da Internet das empresas estudadas. A responsabilidade social e o respeito ao consumidor têm sido ações cada vez mais reconhecidas e valorizadas, conferindo credibilidade às empresas e benefícios à sociedade. As maiores empresas analisadas, em ambas as edições, exemplificam o investimento neste tipo de marketing, o que pode ser um indicativo da sua posição em um ranking de liderança, no devido segmento. No cerne conclusivo deste trabalho, nota-se que a prática social das empresas, estrategicamente, é um negócio e, como tal, pode e deve ser utilizada como instrumento de marketing, no qual clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governo, sociedade e meio ambiente ganham.

Palavras-chave: Marketing Social. Maiores Empresas Brasileiras. Prática Social.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Berto, A., Bortolin, A., & Claro, J. A. C. dos S. (2010). A REALIDADE DO MARKETING DE CAUSAS SOCIAIS: O USO PELAS MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista Gestão E Desenvolvimento, 7(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v7i1.954

Edição

Seção

Artigos Livres